Gênero na educação? Uma questão de políticas públicas

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e99615

Palavras-chave:

Educação, Gênero, Ensino de Ciências, Políticas Públicas, Mulheres nas Ciências

Resumo

Os meses de fevereiro e março têm pelo menos duas datas muito importantes relacionadas às questões de gênero: o dia 11 de fevereiro – Dia Internacional das Mulheres e Meninas nas Ciências e o dia 08 de Março – Dia Internacional das Mulheres. Dias simultaneamente de comemoração e de luta. Considerando as diferentes discussões a respeito de gênero e em especial no contexto do ensino de Física e das Ciências, a partir de alguns pontos gerais a respeito de gênero, educação, ensino de ciências e políticas públicas gostaríamos de refletir nas seguintes indagações básicas: Por que pensar nas questões de gênero na educação? Por que pensar gênero no ensino de Ciências? Por que defender a educação para as relações de gênero como uma questão de políticas públicas? Destacamos a necessidade de que a proposta de uma educação voltada para as relações de gênero não fique restrita a algumas escolas ou programas, mas seja um tema nacional, objeto de uma política de Estado e objeto de discussões não somente em datas comemorativas especiais. 

Biografia do Autor

Monica Abrantes Galindo de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

É licenciada em Física, Mestra em Ensino de Ciências e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), atuando principalmente na área de formação de professores, ensino de Ciências/Física e questões étnico-raciais e de gênero ligadas às relações das mulheres com as carreiras nas ciências exatas. Foi professora de Física da Rede Pública Estadual de São Paulo e coordenadora pedagógica da Rede Municipal de São Paulo. Atualmente, é Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto e colaboradora do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu de Biociências (UNESP, São José do Rio Preto). Foi presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de São José do Rio Preto de 2017 a 2019 e coordenadora no mesmo período do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da UNESP, em São José do Rio Preto. Atualmente, é coordenadora do NUPE – Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da UNESP, membro do Conselho Municipal Afro e do CDINN – Coletivo de Intelectuais Negras e Negros. (ORCID - https://orcid.org/0000-0002-3649-5098)

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Publicado

2024-08-01

Como Citar

Oliveira, M. A. G. de. (2024). Gênero na educação? Uma questão de políticas públicas. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(1), 1–7. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e99615