Gender in education? A public policy question

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e99615

Keywords:

Education, Gender, Science Teaching, Public Policy, Women in Science

Abstract

The months of February and March have at least two very important dates related to gender issues: February 11th - International Day of Women and Girls in Science and March 8th - International Women's Day. Celebration and struggle days at the same time. Considering the different discussions regarding gender and especially in the context of Physics and Science teaching, based on some general points regarding gender, education, science teaching and public policies, we would like to reflect on the following basic questions: Why think about gender issues in education? Why think about gender in Science teaching? Why defend education for gender relations as a public policy matter? We highlight the need for the proposal for education focused on gender relations not to be restricted to a few schools or programs, but to be a national theme, the object of State policy and the subject of discussions not only on special commemorative dates.

Author Biography

Monica Abrantes Galindo de Oliveira, Universidade Estadual Paulista (Unesp)

É licenciada em Física, Mestra em Ensino de Ciências e Doutora em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), atuando principalmente na área de formação de professores, ensino de Ciências/Física e questões étnico-raciais e de gênero ligadas às relações das mulheres com as carreiras nas ciências exatas. Foi professora de Física da Rede Pública Estadual de São Paulo e coordenadora pedagógica da Rede Municipal de São Paulo. Atualmente, é Professora Assistente da Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, São José do Rio Preto e colaboradora do Programa de Pós Graduação Strictu Sensu de Biociências (UNESP, São José do Rio Preto). Foi presidenta do Conselho Municipal dos Direitos das Mulheres de São José do Rio Preto de 2017 a 2019 e coordenadora no mesmo período do Comitê de Ética em pesquisa com seres humanos da UNESP, em São José do Rio Preto. Atualmente, é coordenadora do NUPE – Núcleo Negro de Pesquisa e Extensão da UNESP, membro do Conselho Municipal Afro e do CDINN – Coletivo de Intelectuais Negras e Negros. (ORCID - https://orcid.org/0000-0002-3649-5098)

References

ARROYO, Miguel G. Educação como prática da diferença. In ABRAMOVICZ, Anete; BARBOSA, Lucia Maria de Assunção; SILVÉRIO, Valter Roberto. Educação como prática da diferença. 2. Ed. Campinas, SP: Armazém do Ipê: 2021. Introdução.

CNPq. Dia internacional de mulheres e meninas na ciência. Gov.br, Brasília, 11 fev. 2021. Disponível em: https://www.gov.br/cnpq/pt-br/assuntos/noticias/destaque-em-cti/dia-internacional-de-mulheres-e-meninas-na-ciencia. Acesso em: abr. 2024.

CONFEA. 200 mil mulheres compõem o sistema Confea/Crea e Mútua. CONFEA, Brasília, 24 fev. 2022. Disponível em: https://www.confea.org.br/200-mil-mulheres-compoem-o-sistema-confeacrea-emutua Acesso em: abr. 2024

GALINDO, Monica Abrantes; BETTINI, Elaine. Mulheres nas Ciências e na Tecnologia, fatos e/ou mitos: Por que precisamos pensar sobre isso? In: MATHIAS, Arlete Aparecida; GOMEZ, Yoanki Cordeiro. Fatos/ Mitos & Tecnologias: reflexões contemporâneas nas ciências. 000. ed. Campinas, SP: Pontes Editores, 2019.

GOMES, Nilma Lino. Diversidade cultural, currículo e questão racial: desafios para a prática pedagógica. In: ABRAMOVICZ, Anete; BARBOSA, Lucia Maria de Assunção; SILVÉRIO, Valter Roberto. Educação como prática da diferença. 2. Ed. Campinas, SP: Armazém do Ipê: 2021. cap. 1, p. 19-36

JUNQUEIRA, Rogério Diniz. A “ideologia de gênero” existe, mas não é aquilo que você pensa que é. In: CÁSSIO, Fernando. Educação contra a barbárie: por escolas democráticas e pela liberdade de ensinar. São Paulo: Boitempo, 2019. cap. 3. p. 135-140

KLEIN, Ana Maria; TORRES, Julio Cesar; GALINDO, Monica Abrantes. Direitos humanos, mulheres e gênero nas escolas: uma questão de política pública. Educação em Revista, [S.l.], v. 20, p. 9-22, 2019. DOI: 10.36311/2236-5192.2019.v20esp.02. p9. Disponível em: https://revistas.marilia.unesp.br/index.php/educacaoemrevista/article/view/8732. Acesso em: abr. 2024.

LOURO, Guacira Lopes. Gênero, sexualidade e educação: uma perspectiva pós-estruturalista. Rio de Janeiro: Vozes, 2014.

MORENO, Marina Gomes Murta; MURTA, Cintia Maria Gomes. Mulheres nas ciências, engenharia e tecnologia: o que as publicações científicas apontam? Em Questão, Porto Alegre, v. 29, e-125842, 2023. https://doi.org/10.19132/1808-5245.29.125842. Disponível em: scielo.br/j/emquestao/a/7NgNCf7zTwCRfsPF5pZhsTh/?format=pdf Acesso em: abr. 2024.

ONU. Organização das Nações Unidas – Brasil. Sobre o nosso trabalho para alcançar os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável no Brasil Disponível em: https://brasil.un.org/pt-br/sdgs. Acesso em: abr. 2024.

OYĚWÙMÍ, Oyèrónké. Epistemologias de Gênero em África: tradições, espaços, instituições sociais e identidades de gênero. São Paulo: Editora Ananse, 2022.

OYĚWÙMÍ, Oyèrónké. A invenção das mulheres: construindo um sentido africano para os discursos ocidentais de gênero. Rio de Janeiro: Bazar do Tempo, 2021.

SILVÉRIO, Valter Roberto. Racialização. In: RIOS, Flávia; SANTOS, Márcio André dos; RATTS, Alex. Dicionário das relações étnico-raciais contemporâneas. São Paulo: Perspectiva, 2023.

SARRIÓ, Maite; BARBERÁ, Ester. El techo de cristal en la promoción profesional de las mujeres. Revista de Psicología Social, Madrid, v. 17, n. 2, p. 167-182, 2002.

SOUZA, Celina. Políticas públicas: questões temáticas e de pesquisa. Caderno CRH, Salvador, n. 39, jul./dez. 2003.

TUESTA, Esteban Fernandez et al. Análise da participação das mulheres na ciência: um estudo de caso da área de ciências exatas e da terra no Brasil. Em Questão, Porto Alegre, v. 25, n. 1, p. 37-62, 201

Published

2024-08-01

How to Cite

Oliveira, M. A. G. de. (2024). Gender in education? A public policy question. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 41(1), 1–7. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2024.e99615