A systematic review on researches in professional master’s programs on the use of smartphones in Physics Education

Authors

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p406

Abstract

This article presents a Systematic Literature Review (SLR), which aimed to analyze the purposes and potential of mobile educational applications in research on Physics Education carried out within professional master programs. Were analyzed publications from 2015 onwards included in the Capes thesis and dissertations database. The inclusion criterion was established as follows: the dissertation must present proposals for teaching activities developed, tested and analyzed using mobile educational applications for teaching Physics. With this clipping, 20 dissertations were obtained for analysis. As the studies analyzed by the conducted SLR pointed out, the use of smartphones at any time and space: allows Physics classes to go beyond school limits; facilitates access to digital educational games in narrative, interactive and challenging contexts; enables the use of simulations, videos and animations, which contribute to abstract concepts visualization and to conduct virtual experiments that could not be performed in conventional laboratories; and leverages data acquisition in practical activities, exploring the available sensors and applications.

Author Biographies

Rafael Felipe Pszybylski, Instituto Federal do Paraná

Possui graduação em Licenciatura em Física pela Universidade Federal do Paraná, UFPR; professor efetivo do Instituto Federal do Paraná, IFPR; mestrando no Programa de Pós-Graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET), UTFPR. Atua principalmente nas áreas de Ensino de Ciências e suas tecnologias: tecnologias digitais na educação, aplicativos educacionais, objetos de aprendizagem, formação de professores de Ciências, recursos educacionais abertos, redes de aprendizagem, inovação e educação.

Marcelo Souza Motta, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Ensino de Ciências e Matemática pela UNICSUL, mestre em Ensino de Ciências e Matemática pela PUCMG e graduação em Matemática pela UFES. Atualmente é professor adjunto da UTFPR, coordenador da Especialização em Inovação e Tecnologias na Educação (INTEDUC) e membro do corpo docente do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR e do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR. Líder do Grupo de Pesquisa em Inovação e Tecnologias na Educação (GPINTEDUC). Possui interesses de pesquisas relacionadas com: ensino e aprendizagem de Matemática; tecnologias digitais, objetos de aprendizagem, programação intuitiva, aplicativos educacionais móveis, formação de professores de Matemática, tendências em Educação Matemática e metodologias ativas de ensino e aprendizagem.

Marco Aurélio Kalinke, Universidade Tecnológica Federal do Paraná

Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, tem pós-doutorado pela Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto), mestrado em Educação pela UFPR e graduação em Matemática pela UTP-PR. Atualmente é professor Associado, com Dedicação Exclusiva, da UTFPR e membro dos corpos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. Foi diretor de colégios e faculdades e professor de Ensino Fundamental, Médio e Pré-vestibular. Autor/Organizador de diversos livros, entre os quais "Docência: trinta anos de aprendizagem", "A Lousa Digital e outras tecnologias na Educação Matemática", "Educação Matemática: pesquisas e possibilidades", e "Para Não Ser Um Professor do Século Passado". Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente com: tecnologia educacional, internet e educação, internet e aprendizagem e formação de professores de Matemática. É membro líder do GPTEM: Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e participa do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores.

References

ARISTON, M. M. Atividades experimentais no ensino de física utilizando softwares de smartphones. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual do Ceará, Quixadá.

AUSUBEL, D. P. Educational psychology: a cognitive view. New York: Holt, Rinehart and Winston, 1968.

BELLONI, M. L. Educação a distância. São Paulo: Autores Associados, 1999.

BEZERRA, J. C. A realidade virtual como ferramenta didática para o ensino de astronomia e cosmologia na educação básica. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual da Paraíba, Campina Grande.

BORBA, M. C., LACERDA. H. D. G. Políticas Públicas e Tecnologias Digitais: Um celular por aluno. Revista Educação Matemática Pesquisa, São Paulo, v. 17, n. 3, p. 490-507, 2015.

FGV. 29° Pesquisa Anual de Uso de TI, 2018.

Disponível em: <https://eaesp.fgv.br/sites/eaesp.fgv.br/files/pesti2018gvciappt.pdf>. Acesso em: 16 mai. 2019.

CETIC. Centro de Estudos sobre as Tecnologias da Informação e da Comunicação. 2018. Disponível em: < https://cetic.br/> Acesso em: 01 abr. 2019.

DANTAS, M. A. Gamificação e games no ensino de mecânica newtoniana: uma proposta didática utilizando o jogo bunny shooter e o aplicativo socrative. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Pará, Belém.

FREIRE, P. Pedagogia do Oprimido. 59. ed. revisada e atual. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 2015.

GPINTEDUC. Aplicativo Educacional móvel. 2019.

Disponível em: <https://gpinteduc.wixsite.com/utfpr/definicoes-do-grupo>. Acesso em: 16 mai. 2019.

KENSKI, V. M. Educação e tecnologias: o novo ritmo da informação. Campinas: Papirus, 2012.

KITCHENHAM, B.; CHARTERS, S. Guidelines for performing Systematic Literature Reviews in Software Engineering. Technical Report EBSE 2007-001, Keele University and Durham University Joint Report, 2007.

LARA, H. L. Uma proposta de utilização de mídias sociais no ensino de física para as turmas de 1° ano do ensino médio, com ênfase à dinâmica de Newton. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual de Ponta Grossa, Ponta Grossa.

LEVY, P. As tecnologias da inteligência. O futuro do pensamento na era da informática. Tradução: Carlos Irineu da Costa. Rio de Janeiro: Editora 34, 1993.

LIMA, C. G. M. de Criação, construção, uso e análise de um jogo digital voltado ao ensino de circuitos elétricos. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal.

MACÊDO, J. A.; DICKMAN, A. G. Simulações computacionais como ferramentas para o ensino de conceitos básicos de eletricidade. Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, v. 29, n. 1, p. 562-613, 2012.

MOTTA, M. S; KALINKE, M. A; MOCROSKY, L. F. Mapeamento das dissertações que versam sobre o uso de tecnologias educacionais no ensino de Física. Revista Actio, Curitiba, v. 3, n. 3 p. 65-85, 2018.

MORAES, E. P. Implementação de unidade de ensino potencialmente significativa no ensino da cinemática e introdução ao conceito de energia. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda.

NASCIMENTO, S. S. O Mestrado Nacional Profissional de Ensino em Física: a experiência da Sociedade Brasileira de Física. Polyphonía, v. 1, p. 1-15, 2014.

NASCIMENTO, M. S. Efeito Doppler no ensino médio: Uma sequência de ensino de ondulatória com prática, uso de tics e metodologia ativa. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda.

OLIVEIRA, J. P.; PSZYBYLSKI, R. F.; MOTTA, M. S.; KALINKE, M. A. An Outlook at the Educational Mobile Apps to the Physics Subjects Available In the Android Operating System. Revista Acta Scientiae, v. 21, p. 91-111, 2019.

PENHA, M. S. da. Utilização de um ambiente virtual para o ensino de Leis de OHM no ensino básico. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda.

PEREIRA, L. A. de J. Spectrum: desenvolvimento de uma plataforma self-learning para ensino experimental de física moderna no ensino médio. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal.

PEREIRA, M. D. Estudo da poluição sonora por estudantes do ensino médio usando smartphone. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal de São Carlos, Sorocaba.

PIAGET, J. Psicologia e Pedagogia. Rio de Janeiro: Forense, 1969

PSZYBYLSKI, R. F. O uso do software de programação App inventor 2 na formação inicial de professores de Ciências. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Formação Científica, Educacional e Tecnológica) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Curitiba.

QUIMA, L. C. O smartphone como laboratório de física. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Rio De Janeiro, Macaé.

RAMINELLI, U. J. Uma sequência didática estruturada para investigação do smartphone às atividades em sala de aula: desenvolvimento de um aplicativo para a eletrodinâmica. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Estadual Paulista, Presidente Prudente.

SAVIANI, D. Pedagogia histórico-crítica: primeiras aproximações. 10. ed. Campinas: Autores Associados, 2008.

SILVA, M. Sala de aula interativa a educação presencial e a distância em sintonia com a era digital e com a cidadania. INTERCOM – Sociedade Brasileira de Estudos Interdisciplinares da Comunicação. Campo Grande, MS, set. 2001.

SILVA, M. L. ERGOS – Energia Calculada: Aplicativo para smartphone como ferramenta de aprendizagem. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal.

SILVA, F. U. Uso de quiz em smartphones visando o auxílio na aprendizagem de física no ensino médio. 2015. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal de Educação Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Norte, Natal.

SILVA, F. P. O. Utilização de celulares como ferramentas no ensino de astronomia: aplicativo Star Chart como planetário. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal do Vale do São Francisco, Juazeiro.

SILVA, J. A. V. Banda Sustentável: Confecção de instrumentos musicais no ensino da acústica. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade de Brasília, Brasília.

SILVA, G. L. Aplicativos como facilitadores do ensino e aprendizagem de ondas. 2019. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) – Universidade Federal do Acre, Rio Branco.

SILVEIRA, C. P. Atividades Experimentais para o Ensino de Ondulatória no Ensino Médio e NEJA. 2017. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Federal Fluminense, Volta Redonda.

SORTE, M. S. A. Uma proposta de recurso educacional para o ensino de campo magnético na educação básica. 2018. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Universidade Tecnológica Federal do Paraná, Campo Mourão.

TEIXEIRA, R. T. M. Construção e uso de um aplicativo para Smartphones como auxílio ao Ensino de Física. 2016. Dissertação (Mestrado Profissional em Ensino de Física) - Instituto Federal do Rio Grande do Norte, Natal, RN.

VALENTE, J. A. Inovação nos processos de ensino e de aprendizagem: o papel das tecnologias digitais In: VALENTE, J. A.; FREIRE F. M. P.; ARANTES, F. L. Tecnologia e educação: passado, presente e o que está por vir. Campinas: NIED/UNICAMP, 2018.

VIGOTSKY, L. S. A formação social da mente. São Paulo: Livraria Martins Fontes, 1988.

Published

2020-08-12

How to Cite

Pszybylski, R. F., Motta, M. S., & Kalinke, M. A. (2020). A systematic review on researches in professional master’s programs on the use of smartphones in Physics Education. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(2), 406–427. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p406

Issue

Section

Pesquisa em Ensino de Física