Estudo de Colisões Inelásticas por meio da Videoanálise

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p865

Resumo

Nos vários níveis de ensino é apresentado ao estudante o fenômeno da colisão. Comumente, privilegia-se de dois tipos de colisões: perfeitamente (ou totalmente) elástica (coeficiente de restituição CR = 1) e perfeitamente (ou totalmente) inelástica (coeficiente de restituição CR = 0). Contudo, boa parte dos fenômenos físicos em que ocorre colisão são do tipo inelástico, e por isso que perguntamos: como descrever o valor do coeficiente de restituição que assume valores 0 < CR < 1  para uma colisão inelástica? Neste trabalho, usando o método experimental em que se deixa cair uma bola ao chão, filmamos o movimento da bola rebotando e por meio da videoanálise, encontramos o valor de CR para uma colisão inelástica. Além disso, usamos o modelo do oscilador harmônico amortecido para modelar o movimento da bola rebotando e determinar e em função da constante de amortecimento dos osciladores.

Biografia do Autor

Guilherme Almeida Montoli, Graduando do curso de Licenciatura em Física, Instituto Federal de Educação, Ciência de Tecnologia do Amazonas

Graduando do curso de Licenciatura em Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, participante de projetos de Iniciação Científica e de Programa de Residência Pedagógica.

João dos Santos Cabral Neto, Instituto Federal de Educação, Ciência de Tecnologia do Amazonas

Professor de Física do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Amazonas – IFAM, possui mestrado e doutorado em Física, atuando na pós-graduação no Mestrado Profissional em Ensino Tecnológico, na graduação do curso de Licenciatura em Física.

Referências

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Publicado

2020-08-12

Como Citar

Montoli, G. A., & Cabral Neto, J. dos S. (2020). Estudo de Colisões Inelásticas por meio da Videoanálise. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 37(2), 865–878. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2020v37n2p865

Edição

Seção

Atividades experimentais no ensino de Física