Methodology and Politics in Science: The Fate of Huygens 1673 Proposal of the Seconds Pendulum as an International Standard of Length and Some Educational Suggestions
Abstract
Este artigo trata do destino da proposta de Christiaan Huygens de 1673 para o uso do comprimento de um pêndulo de segundos (na verdade um metro) como um padrão universal, natural e objetivo de comprimento. Caso tal padrão tivesse sido adotado, isto teria sido de um valor científico, comercial e cultural inestimável. O motivo pelo qual ele não foi adotado em fins do séc. XVII e foi, mais uma vez, rejeitado em fins do séc. XVIII (1795) quando a assembléia revolucionária na França adotou o sistema métrico, com o metro sendo definido como a décima milionésima parte da distância entre o equador e o pólo norte, levanta questões interessantes acerca de metodologia e política da ciência. Uma vez que o movimento pendular é um componente regular de todos os cursos de ciências em todas as partes do mundo, e considerando-se que a maioria das reformas no ensino de ciências, inclusive os Padrões Nacionais de Ensino de Ciências nos Estados Unidos e as recentes reformas nos estados australianos, exigem que algo do grande quadro da ciência seja transmitido aos alunos (a relação da ciência com a cultura, o comércio, a história e a filosofia), sugere-se que estas metas educacionais podem ser promovidas através do ensino sobre o destino da proposta de Huygens.Downloads
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Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >