Mostra científica como de aprendizagem para curso se formação de 10 a 40 série do primeiro grau
Resumen
Partindo do princípio que a escola não é o único lugar onde ocorre a aprendizagem, é que propomos um trabalho utilizando uma Mostra Científica como parte ativa do curso de formação de professores. O aluno passa assim a ter uma forma ativa de aprendizagem, aprende a buscar e discutir o conhecimento que lhe está sendo transmitido, e passa a ver uma Mostra Científica não como um lugar em que vê coisas fantásticas, se maravilha e depois vai embora. Também o professor deixa de ser o responsável único pela formação científica dos alunos. A exposição Física Caleidoscópio ao Carrossel , do programa Ciência Educação do Instituto de Física da USP, aborda fenômenos e questões da Física e Astrofísica de uma forma agradável, interativa, participante e lúcida. A mostra foi concebida para ser acessível ao público leigo e funciona com a presença constante de monitores, estudantes de graduação de Física. Uma turma de 25 alunos voluntários do 2º ano de magistério de um CEFAM Centro Específico de Formação e Aperfeiçoamento do Magistério, da rede pública estadual, foi submetida a um módulo de duração de 20 horas, sendo 5 horas em classe e 15 horas na exposição, sobre o tema A natureza e a geração de eletricidade . Foram aplicados questionários iguais antes e depois do módulo, e analisados em uma matriz de evolução de repostas baseada na matriz de Flanders.Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
DECLARAÇÃO DE RESPONSABILIDADE Certifico que participei da concepção do trabalho, em parte ou na íntegra, que não omiti quaisquer ligações ou acordos de financiamento entre os autores e companhias que possam ter interesse na publicação desse artigo. Certifico que o texto é original e que o trabalho, em parte ou na íntegra, ou qualquer outro trabalho com conteúdo substancialmente similar, de minha autoria, não foi enviado a outra revista e não o será enquanto sua publicação estiver sendo considerada pelo Caderno Brasileiro de Ensino de Física, quer seja no formato impresso ou no eletrônico.
Caderno Brasileiro de Ensino de Física, Florianópolis, SC, Brasil - - - eISSN 2175-7941 - - - está licenciada sob Licença Creative Commons > > > > >