Justificativas para o sucesso da matemática na descrição da natureza como demanda epistêmica no ensino de física

Autores

  • Arthur Couto Rosa Dutra de Oliveira Licenciando em Ciências Exatas, Universidade de São Paulo
  • Cibelle Celestino Silva Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo

DOI:

https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e84527

Resumo

O ensino de física necessariamente envolve o ensino de matemática e de relações entre as duas disciplinas; relações essas que são de ordem instrumental, epistemológica, social e cultural. A falta de compreensão por parte dos estudantes sobre questões epistemológicas envolvendo a física e sua relação com a matemática se configura como uma demanda epistêmica. No presente trabalho examinamos algumas justificativas para o sucesso do uso da matemática na física por graduandos de cursos de ciências exatas. A metodologia utilizada envolveu o desenvolvimento, aplicação e análise de um questionário para investigar as visões dos graduandos com relação à efetividade da matemática na física. Noventa e dois estudantes de cursos de bacharelado e licenciatura responderam ao questionário, o que permitiu construir uma categorização das visões epistemológicas dos estudantes. Constatamos que os cursos analisados pouco contribuem para o refinamento da compreensão de aspectos epistemológicos dos estudantes acerca da questão investigada; e que os graduandos gostariam que questões de filosofia da ciência fossem incorporadas nos currículos de seus cursos.

Biografia do Autor

Arthur Couto Rosa Dutra de Oliveira, Licenciando em Ciências Exatas, Universidade de São Paulo

Bacharel em Física pela USP, atualmente cursando licenciatura em Ciências Exatas também na USP. 

Cibelle Celestino Silva, Instituto de Física de São Carlos, Universidade de São Paulo

Possui graduação em Física pela Universidade de São Paulo (1993), mestrado e doutorado em Física pela Universidade Estadual de Campinas, na área de História da Física; Pós-Doutorado no Grupo de História e Teoria da Ciência (UNICAMP). É professora do Instituto de Física de São Carlos da Universidade de São Paulo, onde desenvolve pesquisas sobre História da Física e Ensino de Física.

Referências

AL-OMARI, W.; MIQDADI, R. The epistemological perceptions of the relationship between physics and mathematics and its effect on problem-solving among pre-service teachers at Yarmouk University in Jordan. International Education Studies, v. 7, n. 5, p. 39-48, 2014.

ATAÍDE, A. R. P.; GRECA, I. M. Epistemic Views of the relationship between Physics and Mathematics: its influence on the approach of undergraduate students to problem solving. Science & Education, v. 22, n. 6, p. 1405-1421, 2013.

BACHELARD, G. et al. O Novo Espı́rito Cientı́fico, Lisboa: Edições 70, 1996.

BOOß-BAVNBEK, B. The Mathematization of the Individual Sciences – Revisited. Journal of Contemporary Mathematical Analysis, v. 44, n. 2, p. 81-96, 2009.

BOULEAU, N. On Excessive Mathematization, Symptoms, Diagnosis and Philosophical Bases for Real World Knowledge. Real World Economics, v. 57, p. 90-105, 2011.

BOYER, C. B. The History of the Calculus and Its Conceptual Development: (The Concepts of the Calculus). New York: Dover, 1959.

BROOKS, G. P.; AALTO, S. K. The rise and fall of moral Algebra: Francis Hutcheson and the Mathematization of Psychology. Journal of the History of the Behavioral Sciences, v. 17 n. 3, p. 343-56, 1981.

BURTT, E. A. The Metaphysical Foundations of Modern Science. New York: Dover, 2003.

CHOMSKY, N. Knowledge of Language: Its Nature, Origin, and Use. New York: Praeger, 1986.

DEVLIN, K. J. The Math Gene: How Mathematical thinking evolved and why numbers are like gossip. New York: Basic Books, 2000.

DIJKSTERHUIS, E. Ad Quanta Intelligenda Condita (Designed for Grasping Quantities) – Ej Dijksterhuis (Translation). Translated by HF Cohen. Tractrix, v. 2, p. 111-25, 1991.

DORATO, M. The laws of nature and the effectiveness of Mathematics. In: BONIOLO, G.; BUDINICH, P. (Org.). The Role of Mathematics in Physical Sciences. Dordrecht: Springer, 2005. p. 131-44.

FERREIRA, C. T. T.; SILVA, C. C. The Roles of Mathematics in the History of Science: The Mathematization Thesis. International Journal for the Historiography of Science, n. 8, p. 115-23, 2020.

FODOR, J. A. LOT 2: The Language of Thought Revisited. New York: Oxford University Press, 2008.

GINGRAS, Y. What did Mathematics do to Physics? History of Science, v. 39, n. 4, p. 383-416, 2001.

GUICCIARDINI, N. Did Newton use his calculus in the Principia? Centaurus, v. 40, n. 3‐4, p. 303-344, 1988.

GORHAM, G. et al. The Language of Nature: Reassessing the Mathematization of Natural Philosophy in the Seventeenth Century. Minneapolis: Minnesota Press, 2016.

HOFER, B. K. Personal Epistemology Research: Implications for Learning and Teaching. Educational Psychology Review, v. 13, n. 4, p. 353-83, 2001.

HOLLANDER, M.; WOLFE, D. A.; CHICKEN, E. Nonparametric statistical methods. Hoboken: John Wiley & Sons, 2013.

KLINE, M. Mathematics and the Physical World. New York: Dover, 2012.

LISING, L.; ELBY, A. The Impact of Epistemology on Learning: A Case Study from Introductory Physics. American Journal of Physics, v. 73, n. 4, p. 372-82, 2005.

LONGO, G. The Constructed Objectivity of Mathematics and the Cognitive Subject. In: MUGUR-SCHÄCHTER, M.; VAN DER MERWE , A. (Org.). Quantum Mechanics, Mathematics, Cognition and Action: Proposals for a Formalized Epistemology. Dordrecht: Springer, 2003. p. 433-63.

LONGO, G. The Reasonable Effectiveness of Mathematics and Its Cognitive Roots. In: BOI, L. (Org.). Geometries of Nature, Living Systems and Human Cognition: New Interactions of Mathematics with Natural Sciences and Humanities. Singapore: World Scientific, 2005. p. 351-81.

MAXWELL, J. C. The Scientific Letters and Papers of James Clerk Maxwell: 1846-1862, v. 1. New York: Cambridge University Press, 1990.

MCDONNELL, J. The Pythagorean World: Why Mathematics Is Unreasonably Effective in Physics. Cham: Springer, 2016.

MELTZER, D. E. The Relationship Between Mathematics Preparation and Conceptual Learning Gains in Physics: A Possible “Hidden Variable” in Diagnostic Pretest Scores. American Journal of Physics, v. 70, n. 12, p. 1259-1268, 2002.

MILLAR, R. et al. Investigating in the School Science Laboratory: Conceptual and Procedural Knowledge and Their Influence on Performance. Research Papers in Education, v. 9, n. 2, p. 207-48, 1994.

MOORE, G. H. Zermelo’s Axiom of Choice: Its Origins, Development, and Influence. New York: Dover, 2012.

NASCIMENTO, C. A. R. Um pouco mais sobre Galileu e as Ciências Mistas. Revista Brasileira de História da Matemática, v. 11, n. 23, p. 15-26, 2011.

OLATOYE, R. A. Effect of further Mathematics on Students’ Achievement in Mathematics, Biology, Chemistry and Physics. International Journal of Environmental and Science Education, v. 2, n. 2, p. 48-53, 2007.

PATY, M. Matéria Roubada. São Paulo: Edusp, 1995.

PATY, M. The Idea of Quantity at the Origin of the Legitimacy of Mathematization in Physics. In: GOULD, C. C. (Org.). Constructivism and Practice: Toward a Historical Epistemology. Lanham: Rowman & Littlefield Publishers, 2003. p. 109-37.

PIETROCOLA, M. Mathematics as Structural Language of Physical Thought. In: VICENTINI, M.; SASSI, E. (Org.). Connecting Research in Physics Education with Teacher Education, v. 2. Singapore: International Commission on Physics Education, 2008. p. 30-41.

MOLIÈRES, J. P. Mémoires de L'Académie Royale de Sciences. Turin: Société royale de Turin, 1733.

REDISH, E. F. Problem Solving and the Use of Math in Physics Courses. In: WORLD VIEW ON PHYSICS EDUCATION IN 2005: FOCUSING ON CHANGE, Delhi. Proceedings… Disponível em: <http://www.physics.umd.edu/perg/papers/redish/IndiaMath.pdf>. Acesso em: 03 ago. 2021.

RUSSELL, B. A Priori Justification and Knowledge. The Stanford Encyclopedia of Philosophy. Metaphysics Research Lab, Stanford University, 2020. Disponível em: <https://plato.stanford.edu/archives/sum2020/entries/apriori/>. Acesso em: 18 out. 2020.

RYDER, J.; LEACH, J. University Science Students’ Experiences of Investigative Project Work and Their Images of Science. International Journal of Science Education, v. 21, n. 9, p. 945-56, 1999.

SILVA, C. C. Da força ao tensor: evolução do conceito fı́sico e da representação matemática do campo eletromagnético. 2002. Tese (Doutorado) - Instituto de Física "Gleb Wataghin", UNICAMP, Campinas.

SINS, P. H. et al. The relation between students’ epistemological understanding of computer models and their cognitive processing on a modelling task. International Journal of Science Education, v. 31, n. 9, p. 1205-1229, 2009.

STEINER, M. The applicability of Mathematics as a Philosophical Problem. Cambridge: Harvard University Press, 2009.

STRUIK, D. J. 1989. Schouten, Levi-Civita, and the Emergence of Tensor Calculus. In: ROWE D. E.; MCCLEARY J. (Org.). Institutions and Applications: Proceedings of the Symposium on the History of Modern Mathematics. Cambridge: Academic Press, 1989. p. 98-105.

TRUESDELL, C. Essays in the History of Mechanics. Berlin: Springer Science & Business Media, 2012.

WIGNER, E. P. The Unreasonable Effectiveness of Mathematics in the Natural Sciences. Communications in Pure and Applied Mathematics, v. 13, n. 1, p. 1-14, 1960.

YOSHIMI, J. Mathematizing Phenomenology. Phenomenology and the Cognitive Sciences, v. 6, n. 3, p. 271-291, 2007.

ZINSSER, J. P. Translating Newton's 'Principia': The Marquise du Châtelet's Revisions and Additions for a French Audience. Notes and Records of the Royal Society of London, v. 55, n. 2, p. 227-245, 2001.

Downloads

Publicado

2022-04-07

Como Citar

Oliveira, A. C. R. D. de, & Celestino Silva, C. (2022). Justificativas para o sucesso da matemática na descrição da natureza como demanda epistêmica no ensino de física. Caderno Brasileiro De Ensino De Física, 39(1), 10–33. https://doi.org/10.5007/2175-7941.2022.e84527

Edição

Seção

Ensino e aprendizagem de Ciências/Física