Análise da retórica jornalística em notícias de popularização científica
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2011v8n2p177Resumo
Neste trabalho, analisamos a retórica jornalística em 30 notícias de popularização científica, publicadas nos sites das revistas especializadas em jornalismo científico: Ciência Hoje, Galileu e Scientific America Brasil, a fim de verificar como os sentidos de objetividade e de imparcialidade são construídos discursivamente nesses textos. Utilizamos como aparato teórico o Sistema de Avaliatividade proposto por Martin e White (2005), enfatizando o Subsistema de Engajamento. Os resultados indicam a predominância da expansão dialógica por meio de modalizações e de citações e relatos. No entanto, a exclusividade da voz do cientista que realizou a pesquisa popularizada, como a única fonte de avaliação dos fenômenos científicos reportados, anula a objetividade e a imparcialidade nesses textos. Observamos, portanto, uma contradição em relação ao papel da popularização da ciência na sociedade. Nas notícias analisadas, o jornalista assume o papel de mero informante (MOTTA-ROTH; LOVATO, 2011), restringido o processo de popularização da ciência a uma tradução e simplificação das descobertas científicas (HILGARTNER, 1990).
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