As habilidades de leitura avaliadas pelo PISA e pela Prova Brasil: reflexões para subsidiar o trabalho do professor de Língua Portuguesa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n1p34Resumo
Este artigo tem o objetivo de descrever as principais características da avaliação de leitura do Programa Internacional de Avaliação de Estudantes – PISA – e compará-las às da Prova Brasil. Essa comparação se justifica porque professores de Língua Portuguesa veem-se diante de dados desanimadores sobre a proficiência leitora dos alunos e em dúvida sobre a natureza da avaliação do PISA, que tem enorme repercussão na mídia. Os resultados desta pesquisa revelam que muitas das habilidades de leitura focadas pelo PISA são semelhantes às cobradas pela Prova Brasil. Conclui-se que o conhecimento dessas exigências pode subsidiar o professor para práticas de leitura mais eficientes em sala de aula, fundamentadas em pressupostos teóricos relativos ao conceito bakhtiniano de gênero discursivo e em uma concepção sociocognitiva de leitura.
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