Teoria da relevância e análise sociorretórica de gêneros textuais: análise de correlações entre chamadas de capa e respectivos textos chamados

Fábio José Rauen

Resumo


Este estudo pertence ao Projeto “Teoria da relevância e análise sociorretórica de gêneros textuais”, cujo objetivo é analisar interfaces teóricas e conceptuais dessas duas linhas de pesquisa a partir de corpora de gêneros jornalísticos. Neste artigo, avaliam-se as correlações entre chamadas de capa e o conjunto lead e texto chamado, argumentando que os estímulos ostensivos da chamada de capa e do lead do texto chamado formam um todo com o corpo principal do texto chamado no qual os primeiros funcionam como elementos direcionadores da escala focal do último. Para dar conta dessa hipótese, destacou-se a chamada de capa 27 e respectivo texto chamado 33 de Caldeira (2007, p. 77 e 114) sobre a proibição de publicidade externa na cidade de São Paulo, coletada da edição de 27 de setembro de 2006 de Folha de S. Paulo.


Palavras-chave


pragmática cognitiva; teoria da relevância; teoria sócio-retórica; gêneros textuais; chamada de capa.

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n1p68

Direitos autorais

Creative Commons License

Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Fórum Linguístico, ISSNe 1984-8412, Florianópolis (Santa Catarina), Brasil