As marcas da subjetividade no prefácio de um livro didático para o ensino de Língua Italiana
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n2p115Resumo
Interessa-nos, neste artigo, investigar quais efeitos de sentido podem ser depreendidos da presença das marcas de pessoa e tempo encontradas em enunciados do prefácio de um livro didático direcionado ao ensino de língua italiana, nos cursos oferecidos pela Associação Italiana de Santa Maria (AISM). Tal livro é: Língua e Vita D’Italia (1981), dos autores Katerin Katerinov e Maria Clotilde Boriosi Katerinov. Também pretendemos analisar as adjetivações e adverbializações como elementos de subjetividade, buscando apontar os possíveis sentidos que elas produzem. Partimos, para o trabalho analítico, dos pressupostos teóricos da Linguística da Enunciação, cujo teórico basilar é Émile Benveniste.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.