Usos sociais da escrita em espaço escolar: as relações estabelecidas por mulheres inseridas em turma de primeiro segmento da EJA

Autores

  • Rosângela Pedralli Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n2p128

Palavras-chave:

educação de Jovens e Adultos, alfabetização, letramento.

Resumo

Este artigo, fruto de um estudo de caso do tipo etnográfico, tem como objeto a modalidade escrita da língua no cotidiano escolar de mulheres participantes do Curso de Educação de Jovens e Adultos – I Segmento da Prefeitura Municipal de Florianópolis. A questão que norteia o estudo é Como se caracterizam os usos sociais da escrita no espaço escolar das alfabetizandas adultas inseridas em uma sociedade grafocêntrica?. Teoricamente, este trabalho é embasado em estudos de Street (2003 e 1984), Hamilton (2000), Kleiman (2007, 2001 e 2001 [1995]), dentre outros. Os resultados sinalizam para usos escolares da escrita com uma dimensão ainda bastante artificializada, restrita ao ambiente escolar, com componentes de infantilização ou com aproximações com o senso comum, rarefazendo a escrita, ainda que haja um movimento em busca de novas configurações/aproximações com o ideário teórico dos gêneros discursivos (BAKHTIN, 2003 [1952/53]) e um trabalho ainda inicial com as novas tecnologias.

 

Biografia do Autor

Rosângela Pedralli, Universidade Federal de Santa Catarina

Doutoranda em Linguística Aplicada pela UFSC

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Publicado

2012-10-17

Edição

Seção

Artigo