Gêneros universitários e traços multissemióticos: acessando o conhecimento especializado através das disciplinas

Autores

  • Giovanni Parodi Pontificia Universidad Católica de Valparaíso

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n4p259

Resumo

Nesse artigo é feita uma descrição preliminar do Corpus Académico PUCV-2010, na qual é apresentada uma abordagem dos materiais de leitura de estudantes de doutorado em Química, Biotecnologia, Física, Lingüística, Literatura e História (3160 textos). O corpus foi coletado em 12 cursos de doutorado em seis universidades chilenas e compreende todos os documentos dados aos estudantes para leitura durante seu curso, com excepção dos incluídos na fase da pesquisa final de doutorado. Na análise dos 33% do corpus (1043 textos), nove artefatos multissemióticos foram identificados, sendo realizada e uma quantificação da ocorrência desses artefatos em todas as disciplinas. Distinções interessantes surgiram, com base na análise de como significados são construídos nos textos das seis disciplinas. Os principais resultados empíricos revelam diferenças: a) no número de textos que circulam em cada da disciplina e campo de conhecimento (ciências mais empíricas versus ciências mais teóricas), b) na língua dominante nos materiais de leitura (inglês e espanhol), c) na relação entre disciplina e artefatos multissemióticos, d) na predominância do sistema verbal nos textos das ciências sociais e humanidades e dos sistemas matemático, gráfico e tipográfico nos textos das ciências básicas.

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Publicado

2013-03-13