Mediações formativas para atividades didáticas com gêneros textuais
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2012v9n4p317Resumo
O objetivo do trabalho é o de apresentar reflexão sobre os dados distribuídos em três conjuntos: a) a transposição didática de gêneros; b) a relação entre distintos instrumentos utilizados por professores com sequência didática, os saberes e as capacidades docentes; c) o estilo singular da ação docente no gênero da atividade. Na perspectiva do interacionismo sociodiscursivo (BRONCKART, 2008; SCHNEUWLY, 2009; DOLZ, 2009), buscamos reconhecer como o gênero da atividade educacional (FAITA, 2004) é moldado na ação do sujeito em um contexto educacional específico, assim como os modos pelos quais o estilo do professor entra em relação com os gestos fundadores do métier profissional. A premissa que norteia a reflexão é a de que profissionais da educação podem estar mobilizando recursos verbais e não verbais que não podem ser negligenciados pelo formador, uma vez que podem estar trazendo implicações com novas ferramentas de ensino e aprendizagem.
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