Estudos em cultura escrita e escolarização: uma proposição de simpósio entre ideários teóricos de base histórico-cultural na busca de caminhos metodológicos para pesquisas em Linguística Aplicada

Autores

  • Mary Elizabeth Cerutti Rizzatti Universidade Federald e Santa Catarina
  • Suziane Mossmann UFSC
  • Josa Coelho da Silva Irigoite UFSC

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n1p48

Palavras-chave:

Cultura escrita, Ideário histórico-cultural, Metodologia de pesquisa, Linguística Aplicada

Resumo

Este artigo tematiza o delineamento de caminho metodológico-analítico para estudos no campo da cultura escrita e da escolarização, tendo como objetivo a proposição desse mesmo delineamento a partir de um simpósio conceitual entre ideários de base histórico-cultural: conceitos vigotskianos, bakhtinianos e dos estudos do letramento são agenciados para proposição de diagrama em integração, ressignificando encaminhamentos analíticos de Hamilton (2000), diagrama potencialmente instrumentador de processos analíticos em pesquisas acerca da cultura escrita. Trata-se de uma busca de caminhos analíticos para estudos fundamentados nesses três grandes ideários teóricos, os quais, em seus construtos não contêm detalhamentos dessa ordem em razão das especificidades que os constituem como ciência ou literatura.

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Publicado

2013-05-19

Edição

Seção

Ensaio