A leitura para as crianças: importâncias, gostos e escolhas

Monica Souza Serafim, Glaís Sales Cordeiro

Resumo


Este artigo tem por objetivo investigar o comportamento leitor de alunos de 1ª a 3ª séries do ensino fundamental.Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Chaveau (2002 e 2007), Soares (2005) e Ferrara (2007). Para realizar esta pesquisa, utilizamos um corpus composto por 71 entrevistas semi-estruturadas realizadas na escola em que estes alunos estudavam. Os resultados de nosso estudo demonstraram que: 1) as leituras realizadas pelos alunos variam de uma série para outra; 2) os alunos gostam de ler; e 3) os alunos reconhecem a importância da leitura para a vida escolar e extra-escolar.


Palavras-chave


comportamento leitor; leitura; ensino fundamental

Texto completo:

PDF/A


DOI: https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n2p143

Direitos autorais

Creative Commons License

Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.

Fórum Linguístico, ISSNe 1984-8412, Florianópolis (Santa Catarina), Brasil