A leitura para as crianças: importâncias, gostos e escolhas

Autores

  • Monica Souza Serafim Universidade Federal do Ceará
  • Glaís Sales Cordeiro Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra.

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n2p143

Resumo

Este artigo tem por objetivo investigar o comportamento leitor de alunos de 1ª a 3ª séries do ensino fundamental.Empreenderemos nosso trabalho baseando-nos, principalmente, nas contribuições de Chaveau (2002 e 2007), Soares (2005) e Ferrara (2007). Para realizar esta pesquisa, utilizamos um corpus composto por 71 entrevistas semi-estruturadas realizadas na escola em que estes alunos estudavam. Os resultados de nosso estudo demonstraram que: 1) as leituras realizadas pelos alunos variam de uma série para outra; 2) os alunos gostam de ler; e 3) os alunos reconhecem a importância da leitura para a vida escolar e extra-escolar.

Biografia do Autor

Monica Souza Serafim, Universidade Federal do Ceará

Professora adjunta do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal do Caerá. Atua principalmente nas áreas de Aquisição, desenvolvimento e processamento da linguagem e de Linguística Aplicada.

Glaís Sales Cordeiro, Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra.

Professora de didática do francês na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra desde 2002. É membro do grupo GRAFE (Groupe de Recherche pour l'Analyse du Français Enseigné). Foi assistente de Bernard Schneuwly, de Joaquim Dolz e de Uli Frauenfelder durante seu pós-doutorado na Faculdade de Psicologia e Ciências da Educação da Universidade de Genebra. Obteve o título de doutora em lingüística aplicada na PUC-SP sob a orientação de Roxane Rojo e Jean-Paul Bronckart em 1998.

Downloads

Publicado

2013-10-06

Edição

Seção

Artigo