A relação entre o letramento multimodal e os multiletramentos na literatura contemporânea: alinhamentos e distanciamentos

Autores

  • Nathalia Rodrigues Catto Universidade Federal de Santa Maria / Instituto Federal Farroupilha

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n2p157

Palavras-chave:

análise conceitual, letramento multimodal, multiletramentos, multimodalidade

Resumo

No presente trabalho, proponho uma discussão sobre o conceito de letramento multimodal e o seu papel na abordagem dos multiletramentos. Dois objetivos guiam essa discussão: primeiro, identificar como a literatura conceitua os multiletramentos e o letramento multimodal em busca de definições, características, saberes envolvidos e encaminhamentos pedagógicos em cada uma, e, em segundo lugar, verificar o papel do letramento multimodal nos multiletramentos. Em última instância, este levantamento propõe um debate entre pesquisas sobre o assunto na tentativa de conceituar o letramento multimodal e esclarecer de que maneira cada um desses trabalhos se alinham ou se distanciam em suas discussões.

Biografia do Autor

Nathalia Rodrigues Catto, Universidade Federal de Santa Maria / Instituto Federal Farroupilha

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação em Letras - Estudos Linguísticos

Downloads

Publicado

2013-10-06

Edição

Seção

Ensaio