Aquisição verbal e processamento morfológico: um estudo preliminar

Autores

  • Cristina Name Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora, BR
  • Daniele de Souza Leite Molina Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora, BR

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2014v11n3p293

Resumo

Investigamos a aquisição de um novo verbo e o tratamento morfológico de suas variações flexionais por crianças adquirindo o PB. Partimos da hipótese de que pistas distribucionais guiam o processo de reconhecimento de uma nova palavra como verbo. Além disso, a recorrência dos afixos verbais levaria à segmentação interna do verbo em raiz e afixos. Um experimento com a técnica de Fixação Preferencial do Olhar sugere que crianças de aproximadamente dois anos parecem adquirir o conceito de um novo verbo e tratar suas variações flexionais como palavras que compartilham um conceito base. Experimentos semelhantes com a técnica de Seleção de Imagem sugerem que crianças de três anos de idade mapeiam um conceito ao novo verbo, mas se mostram confusas quanto às variações flexionais. Já, aos quatro anos, demonstram adquirir tal conceito após uma curta fase de aprendizagem e tratar variações flexionais desse verbo como tendo o mesmo significado base.

Biografia do Autor

Cristina Name, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora, BR

Professora Associada da Universidade Federal de Juiz de Fora; Coordenadora do NEALP/UFJF (Núcleo de Estudos em Aquisição da Linguagem e Psicolinguística); Bolsista de Produtividade em Pesquisa CNPq.

Daniele de Souza Leite Molina, Universidade Federal de Juiz de Fora – UFJF, Juiz de Fora, BR

Doutoranda pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Faculdade de Letras da UFJF.

Downloads

Publicado

2014-09-20