O leitor presumido nos anúncios de carros veiculados em jornais impressos de Teresina (PI) de 1950 a 2002

Autores

  • Francisco Alves Filho UFPI - Piauí - Brasil
  • Samarina Soares de Sá UFPI - PIAUÍ - BRASIL

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2015v12n2p637

Resumo

Este artigo pretende demonstrar como a figura do leitor presumido foi construída em jornais impressos da cidade de Teresina (PI), quais sejam: Jornal o Piauí, Jornal Folha da Manhã, Jornal O Dia e Jornal Diário do Povo. Para alcançar esse objetivo, recorreu-se à bibliografia referente aos estudos realizados por autores representantes dos Estudos Retóricos de Gêneros, como Charles Bazerman (2011), Carolyn Miller (2009 [1984]) e Amy Devitt (2004). Além destes, foram utilizados os pressupostos bakhtinianos para o estudo do gênero, extraídos, principalmente de Marxismo e Filosofia da Linguagem e de Estética da Criação Verbal, além de autores brasileiros engajados no estudo dos gêneros discursivos, tais como: Fiorin (2008), Marcuschi (2008) e Faraco (2009). Com a pesquisa, foi possível corroborar que os anúncios constituem, de fato, construções histórico-sociais, capazes de espelhar os valores de uma sociedade, mas também de contribuir diretamente para que determinados valores sejam revigorados ou esquecidos.

Biografia do Autor

Francisco Alves Filho, UFPI - Piauí - Brasil

Professor de Linguística e Língua Portuguesa do Departamento de Letras da UFPI

Samarina Soares de Sá, UFPI - PIAUÍ - BRASIL

Mestre em Letras pela UFPI

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Publicado

2015-08-14

Edição

Seção

Artigo