Assujeitamento e conflito na constituição do sujeito em textos de apresentação de gramáticas escolares do português

Autores

  • Francisco Eduardo Vieira Universidade Estadual da Paraíba

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n3p1334

Resumo

Neste trabalho, investigo como gramáticas escolares do português dizem incorporar as consequências da virada pragmática a seus propósitos prescritivistas e a sua organização tradicional. Para tanto, analiso discursos materializados em textos de apresentação desse tipo de gramática, inscrevendo-me nas bases teórico-metodológicas da análise do discurso de linha pecheutiana. Os resultados indicam que os sujeitos desses discursos estão filiados ideologicamente à formação discursiva da virada pragmática no ensino de língua portuguesa (FDV). Nesse processo de assujeitamento, tais sujeitos instauram um movimento de identificação com a forma-sujeito associada à FDV, responsável pela ilusão de sua identidade. Porém, ainda que se tenda à coincidência plena entre sujeitos do discurso e do saber, também há espaço para “falhas no ritual” do assujeitamento, instaurando um espaço de conflito, ao invés de unicidade, e uma forma-sujeito também heterogênea em relação a si mesma.

Biografia do Autor

Francisco Eduardo Vieira, Universidade Estadual da Paraíba

Doutor em Letras pela Universidade Federal de Pernambuco. Professor de Linguística na Universidade Estadual da Paraíba. Seus principais interesses orbitam em torno dos estudos sobre gramáticas do português e materiais didáticos, a partir de diferentes linhas teórico-metodológicas.

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Publicado

2016-10-05

Edição

Seção

Artigo