"Misture-os e arrume problemas": a constituição do ethos discursivo feminino em uma campanha voltada ao público masculino

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n3p1385

Resumo

Campanhas de produtos para homens são muitas vezes ilustradas com situações em que mulheres estão envolvidas. Assim, o objetivo deste artigo é investigar a constituição do ethos discursivo feminino em uma campanha publicitária destinada ao público masculino. Para isso, selecionamos como corpus a campanha “Misture-os e arrume problemas!”, de Axe (2012). Sob o fundamento teórico-metodológico da Análise do Discurso de linha francesa, este trabalho possui sua ênfase nos estudos de Maingueneau (1997, 2008a, 2008b, 2010, 2013), que relaciona a questão do ethos discursivo com o gênero publicitário no discurso propagandista contemporâneo ao afirmar que esse gênero busca persuadir ao procurar associar produtos a um corpo em movimento. Os resultados da análise indicam que, no corpus selecionado, o ethos discursivo feminino remete a estereótipos socialmente validados de mulheres.

Biografia do Autor

Rafael Prearo Lima, Instituto Federal de São Paulo

Mestre em Linguística pela Universidade Cruzeiro do Sul (UNICSUL). Professor do Instituto Federal São Paulo (IFSP) campus Bragança Paulista.

Patrícia Silvestre Leite Di Iório, Universidade Cruzeiro do Sul

Doutora e Mestre em Língua Portuguesa pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Professora da Universidade Cruzeiro do Sul.

Downloads

Publicado

2016-10-05

Edição

Seção

Artigo