Tipos de linearização tópica na Gramática Textual-Interativa
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n1p1792Resumo
No presente artigo, focalizamos o processo de Organização Tópica, um dos processos de construção do texto distinguidos pela Gramática Textual-Interativa, quadro teórico-metodológico em que o trabalho se insere. Mais especificamente, tratamos de uma parte da Organização Tópica, a saber, a linearização tópica, que consiste no encadeamento das unidades textuais chamadas de “Segmentos Tópicos mínimos”. Discutimos a tipologia de formas de linearização tópica proposta por Jubran (2006), avaliando em que medida essa tipologia é adequada para a análise de gêneros textuais diferentes do gênero contemplado no trabalho em que a autora apresenta sua proposta. A esse respeito, procuramos mostrar que a tipologia elaborada por Jubran, em linhas gerais, é adequada para a análise de gêneros textuais diferentes do previsto no trabalho inicial da autora e procuramos demonstrar, por outro lado, a relevância da inclusão de algumas especificações nessa tipologia, para possibilitar uma descrição mais detalhada de gêneros textuais diversos.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.