Posicionamentos interacionais em pequenas histórias contadas por um universitário migrante: performances de masculinidade heterossexual

Autores

  • Letícia Fonseca Richthofen de Freitas Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n2p2116

Resumo

O artigo tem por objetivo analisar como os posicionamentos interacionais de um aluno universitário migrante constituem-no como homem heterossexual alinhado a uma “matriz heterossexual” de postura mais conservadora. Tais posicionamentos emergem em pequenas histórias contadas durante uma situação de entrevista narrativa. A análise, desenvolvida no campo da Linguística Aplicada, foi empreendida tomando por base os três níveis de ordenação das atividades narrativas apresentadas por Bamberg (2002), além das ferramentas analíticas propostas por Wortham (2001) - referência e predicação; descritores metapragmáticos; citação; indexicais avaliativos e modalização epistêmica. O estudo aponta que o universitário, a fim de se posicionar como homem heterossexual, desconstrói, nas pequenas histórias contadas, alguns discursos feministas.

Biografia do Autor

Letícia Fonseca Richthofen de Freitas, Universidade Federal de Pelotas (UFPel)

Professora do Centro de Letras e Comunicação e do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas (UFPel).

Downloads

Publicado

2017-06-23

Edição

Seção

Artigo