Produção escrita colaborativa:o olhar de aprendizes da língua inglesa sobre a Arte

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n2p2152

Resumo

A Arte é uma das principais maravilhas da produção humana. Ela nos envolve, diverte, seduz, surpreende, amedronta e nos faz pensar. No contexto escolar, auxilia os alunos a aprofundarem sua compreensão e criticidade sobre a humanidade e no processo de construção da identidade individual e cultural (POUGY, 2012). Esta pesquisa de sala de aula descreve os padrões léxico-gramaticais de um corpus escrito de aprendizes construído de forma colaborativa com base em mapas conceituais sobre Arte. A investigação foi realizada em salas de aula de um Instituto Federal com alunos do ensino médio técnico e as análises com o auxílio do Iramuteq com foco: na produção colaborativa, na temática construída a partir das linhas de concordância do nódulo Arte e nas pressuposições usadas na construção textual. Os resultados demonstram valores linguísticos, estéticos e simbólicos que enfatizam o lado emocional, afetivo e social da Arte como uma área essencial para a humanidade.

Biografia do Autor

Shirlene Bemfica de Oliveira, Instituto Federal Minas Gerais - Campus Ouro Preto

Doutora em Estudos Linguísticos pelo Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos da Universidade Federal de Minas Gerais. Área de concentração: Linguística Aplicada. Linha de pesquisa: Ensino-Aprendizagem de Línguas Estrangeiras. Professora de Inglês do Instituto Federal de Minas Gerais, Campus Ouro Preto. E-mail: shirlene.o@ifmg.edu.br.

Publicado

2017-06-23

Edição

Seção

Artigo