Atividades de produção de textos em livros didáticos do ensino médio: uma prática discursiva
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n4p2730Resumo
A partir de um dispositivo teórico heterogêneo, o trabalho de pesquisa apresentado neste artigo procede de nossa tese de doutorado, que teve como objetivo de investigação analisar edições de livros didáticos de Matemática, Química, Física, Biologia, História, Geografia e Língua Portuguesa, distribuídos pelo Programa Nacional do Livro para o Ensino Médio (PNLEM) no ano de 2009 e adotados por três escolas na região do Recôncavo do estado da Bahia, para: 1 – descrever que condições de escrita são fornecidas aos alunos do Ensino Médio; 2 – analisar se as atividades de produção de textos escritos contribuem para a formação de produtores de textos autênticos; 3 – apresentar uma relação dos gêneros discursivos sugeridos para a produção de textos escritos; e, 4 – identificar que concepções e/ou pressupostos teóricos sobre língua e sobre texto podem ser inferidos a partir da análise discursiva das atividades de produção de textos escritos. Neste artigo, apresentamos uma síntese das análises de apenas duas das coleções didáticas, uma de Português e outra de Matemática. A análise discursiva revelou a predominância do Discurso Pedagógico Tradicional sobre o Conteúdo de Língua Portuguesa (DPT) na origem e constituição da maioria das atividades de produção de textos escritos nos livros didáticos investigados.Downloads
Publicado
2017-12-31
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Seção
Artigo
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