Ainda o ponto de articulação das sibilantes na alteração fonológica primária: dados de crianças portuguesas
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3790Resumo
Investigação sobre o perfil fonológico das crianças portuguesas com alterações fonológicas é ainda escassa. No presente artigo, contribui-se para o avanço do trabalho nesta área, estudando-se a aquisição do contraste de ponto de articulação coronal [±anterior] na classe das sibilantes, com base em dados relativos a sete crianças com alterações fonológicas primárias (associadas a perturbações dos sons da fala ou a perturbação do desenvolvimento da linguagem). Os dados foram recolhidos através da aplicação do teste CLCP?PE, tendo sido transcritos e analisados no software de análise fonológica PHON. Os resultados demonstraram a existência de padrões preferenciais e ordens de aquisição quanto à emergência e estabilização dos contrastes inerentes ao ponto de articulação das sibilantes ([-soante; -contínuo; coronal [±anterior]] >> [-soante; +contínuo; coronal [±anterior]] >> [+soante; +contínuo; coronal [±anterior]]) e ao vozeamento ([-vozeado]>>[+vozeado]), assim como o impacto da constituência silábica (Ataque >> Coda), tendo sido observada uma inesperada preferência por [s] para a Coda fricativa.
Referências
AMORIM, C. Padrão de Aquisição de Contrastes do PE: a interação entre traços, segmentos e sílabas. Tese (Doutoramento em Linguística) - Faculdade de Letras, Universidade do Porto, 2014.
BERNHARDT, B. M.; STEMBERGER, J. The handbook of phonological development from the perspective of constraint-based nonlinear phonology. San Diego: Academic Press, 1998.
BERNHARDT, B. M., STEMBERGER, J. Constraint-based nonlinear phonological theories: application and implications. In: BALL, M.; PERKINGS, M.; MULLER, N.; HAWARD, S. (org.). The handbook of clinical linguistics. Oxford: Wiley-Blackwell, 2008. p. 423-437.
BISHOP, D. V. M. et al. CATALISE: A multinational and multidisciplinary Delphi consensus study. Identifying language impairments in children. PLoS ONE, n.11, p.1-26, 2016.
BISHOP, D. V., SNOWLING, M. J., THOMPSON, P. A., GREENHALGH, T., and CATALISE-2 consortium. Phase 2 of CATALISE: a multinational and multidisciplinary Delphi consensus study of problems with language development: Terminology. Journal of Child Psychology and Psychiatry and Allied Disciplines, v. 58, n. 10. p. 1068-1080. 2017.
BOWEN, C. Children's speech sound disorders. Oxford: Wiley-Blackwell, 2015.
BROOMFIELD, J.; DODD, B. The nature of referred subtypes of primary speech disability. Child Language and Therapy, v.20, n. 2, p.135-151, 2004.
CLEMENTS, G. N.; HUME, E. The internal organization of speech sounds. In: GOLDSMITH, J. (org.). The Handbook of Phonological Theory. Cambridge: Blackwell, 1995. p. 245-306.
CLEMENTS, G. N. Representational economy in constraint-based phonology. In: HALL, T. A. (ed.). Distinctive feature theory. Berlin & New York: Mouton de Gruyter, 2001. p. 71-146.
CLEMENTS, G.N. Phonological features. In: RAIMY, E.; CAIRNS, C. E. (ed.). Contemporary views on architecture and representations in phonology. Cambridge, MA: MIT Press, 2009. p.19-68.
COSTA, T. The Acquisition of the consonantal system in European Portuguese: focus on place and manner features. 2010. Dissertação (Doutoramento) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.
CROSBIE, S.; HOLM, A.; DODD, B. Intervention for children with severe speech disorder: a comparison of two approaches. International Journal of Language & Communication Disorders, v.40, p.467-491, 2005.
DINNSEN, D. Variation in developing and fully developed phonetic inventories. In: FERGUSON, C.; MENN, L.; STOEL-GAMMON, C. (org.). Phonological development – models, research, implications. Maryland: York Press, 1992. p. 191-210.
FIKKERT, P. Acquiring phonology. In: LACY, P. de (org.). Handbook of phonological theory. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 2007. p. 537–554.
FREITAS, M. J.; ALMEIDA, L., COSTA, T. O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, p.83-106, 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaveredas/edicoes/2012-2/edicao-especial-2012/. Acesso em: 22 jun. 2019.
FREITAS, M. J.; RAMALHO, M. Sobre a aquisição do ponto de articulação das sibilantes na perturbação fonológica: um estudo de caso. In: LAZZAROTTO VOLCÃO, C.; FREITAS, M. J. (ed.). Estudos em Fonética e Fonologia Coletânea em homenagem a Carmen Matzenauer. Curitiba: Editora CRV, 2018. p. 223-246.
FREITAS, M. J. Aquisição da estrutura silábica do português europeu. 1997. Tese (Doutoramento) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 1997.
LAMPRECHT, R. R. et al. Aquisição fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para a terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004.
LAZZAROTTO VOLCÃO, C. Modelo padrão de aquisição de contrastes: uma proposta de avaliação e classificação dos desvios fonológicos. 2009. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2009.
LOUSADA, M. Alterações fonológicas em crianças com perturbação de linguagem. Universidade de Aveiro. 2012. Tese (Doutoramento) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2012.
MACWHINNEY, B.; ROSE, Y. The PhonBank initiative. In: DURAND, J.; GUNT, U.; KRISTOFFERSEN, G. (org.). The Oxford handbook of corpus Phonology. Oxford: Oxford University Press, 2014. p. 380-401.
MATEUS, M. H.; ANDRADE, E. The phonology of oortuguese. New York: Oxford University Press, 2000.
MATZENAUER-HERNANDORENA, C. Aquisição da fonologia do português. estabelecimento de padrões com base em traços distintivos. 1990. Tese ( Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1990.
MATZENAUER-HERNANDORENA, C. Distúrbios no desenvolvimento fonológico: a relevância do traço [coronal]. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 29, p. 69 75, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636917. Acesso em: 10 dez. 2016.
MENDES, A. et al. Teste fonético- fonológico da avaliação da linguagem pré-escolar – ALPE. Aveiro: Designeed, Lda, 2009,2013.
MOTA, H. B. Aquisição segmental do português: um modelo implicacional de complexidade de traços. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.
RAMALHO, A. M. Aquisição fonológica na criança: tradução e adaptação de um instrumento de avaliação interlinguístico para o PE. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de Évora, Évora, 2017.
RAMALHO, A. M.; ALMEIDA, L.; FREITAS, M. J. CLCP-PE (Avaliação Fonológica da Criança: Crosslinguistic Child Phonology Project – Português Europeu). Registo IGAC: 67/2014.
RAMALHO, A. M.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C.; FREITAS, M. J. Contributo para a identificação de marcadores clínicos em contexto de perturbação fonológica: dados do português europeu. Matraga - Estudos Linguísticos e Literários, Rio de Janeiro, v. 24, n. 41, p. 497-523, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28714. Acesso em: 20 fev. 2018
REIS, T. A Avaliação fonológica na perturbação dos sons da fala – Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes. Estudo de Caso. 2019. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2019
SUA KAY, E.; TAVARES, D. Teste de avaliação da linguagem na criança (TALC). 4. ed. Lisboa: Oficina Didática, 2007.
YAVAS, M. et al. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.