Ainda o ponto de articulação das sibilantes na alteração fonológica primária: dados de crianças portuguesas

Autores

  • Ana Margarida Ramalho Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Centro de Linguística
  • Maria João Freitas Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Centro de Linguística

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3790

Resumo

Investigação sobre o perfil fonológico das crianças portuguesas com alterações fonológicas é ainda escassa. No presente artigo, contribui-se para o avanço do trabalho nesta área, estudando-se a aquisição do contraste de ponto de articulação coronal [±anterior] na classe das sibilantes, com base em dados relativos a sete crianças com alterações fonológicas primárias (associadas a perturbações dos sons da fala ou a perturbação do desenvolvimento da linguagem). Os dados foram recolhidos através da aplicação do teste CLCP?PE, tendo sido transcritos e analisados no software de análise fonológica PHON. Os resultados demonstraram a existência de padrões preferenciais e ordens de aquisição quanto à emergência e estabilização dos contrastes inerentes ao ponto de articulação das sibilantes ([-soante; -contínuo; coronal [±anterior]] >> [-soante; +contínuo; coronal [±anterior]] >> [+soante; +contínuo; coronal [±anterior]]) e ao vozeamento ([-vozeado]>>[+vozeado]), assim como o impacto da constituência silábica (Ataque >> Coda), tendo sido observada uma inesperada preferência por [s] para a Coda fricativa.

Biografia do Autor

Ana Margarida Ramalho, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Centro de Linguística

Terapeuta da Fala, Doutorada em Linguística, Investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

Maria João Freitas, Universidade de Lisboa, Faculdade de Letras, Centro de Linguística

Linguista, Doutorada em Linguística, Professora Associada com Agregação na Universidade de Lisboa, Investigadora do Centro de Linguística da Universidade de Lisboa.

Referências

AMORIM, C. Padrão de Aquisição de Contrastes do PE: a interação entre traços, segmentos e sílabas. Tese (Doutoramento em Linguística) - Faculdade de Letras, Universidade do Porto, 2014.

BERNHARDT, B. M.; STEMBERGER, J. The handbook of phonological development from the perspective of constraint-based nonlinear phonology. San Diego: Academic Press, 1998.

BERNHARDT, B. M., STEMBERGER, J. Constraint-based nonlinear phonological theories: application and implications. In: BALL, M.; PERKINGS, M.; MULLER, N.; HAWARD, S. (org.). The handbook of clinical linguistics. Oxford: Wiley-Blackwell, 2008. p. 423-437.

BISHOP, D. V. M. et al. CATALISE: A multinational and multidisciplinary Delphi consensus study. Identifying language impairments in children. PLoS ONE, n.11, p.1-26, 2016.

BISHOP, D. V., SNOWLING, M. J., THOMPSON, P. A., GREENHALGH, T., and CATALISE-2 consortium. Phase 2 of CATALISE: a multinational and multidisciplinary Delphi consensus study of problems with language development: Terminology. Journal of Child Psychology and Psychiatry and Allied Disciplines, v. 58, n. 10. p. 1068-1080. 2017.

BOWEN, C. Children's speech sound disorders. Oxford: Wiley-Blackwell, 2015.

BROOMFIELD, J.; DODD, B. The nature of referred subtypes of primary speech disability. Child Language and Therapy, v.20, n. 2, p.135-151, 2004.

CLEMENTS, G. N.; HUME, E. The internal organization of speech sounds. In: GOLDSMITH, J. (org.). The Handbook of Phonological Theory. Cambridge: Blackwell, 1995. p. 245-306.

CLEMENTS, G. N. Representational economy in constraint-based phonology. In: HALL, T. A. (ed.). Distinctive feature theory. Berlin & New York: Mouton de Gruyter, 2001. p. 71-146.

CLEMENTS, G.N. Phonological features. In: RAIMY, E.; CAIRNS, C. E. (ed.). Contemporary views on architecture and representations in phonology. Cambridge, MA: MIT Press, 2009. p.19-68.

COSTA, T. The Acquisition of the consonantal system in European Portuguese: focus on place and manner features. 2010. Dissertação (Doutoramento) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 2010.

CROSBIE, S.; HOLM, A.; DODD, B. Intervention for children with severe speech disorder: a comparison of two approaches. International Journal of Language & Communication Disorders, v.40, p.467-491, 2005.

DINNSEN, D. Variation in developing and fully developed phonetic inventories. In: FERGUSON, C.; MENN, L.; STOEL-GAMMON, C. (org.). Phonological development – models, research, implications. Maryland: York Press, 1992. p. 191-210.

FIKKERT, P. Acquiring phonology. In: LACY, P. de (org.). Handbook of phonological theory. Cambridge, MA: Cambridge University Press, 2007. p. 537–554.

FREITAS, M. J.; ALMEIDA, L., COSTA, T. O papel da alofonia na construção de representações lexicais em contextos monolingue e bilingue. Veredas – Revista de Estudos Linguísticos, p.83-106, 2012. Disponível em: http://www.ufjf.br/revistaveredas/edicoes/2012-2/edicao-especial-2012/. Acesso em: 22 jun. 2019.

FREITAS, M. J.; RAMALHO, M. Sobre a aquisição do ponto de articulação das sibilantes na perturbação fonológica: um estudo de caso. In: LAZZAROTTO VOLCÃO, C.; FREITAS, M. J. (ed.). Estudos em Fonética e Fonologia Coletânea em homenagem a Carmen Matzenauer. Curitiba: Editora CRV, 2018. p. 223-246.

FREITAS, M. J. Aquisição da estrutura silábica do português europeu. 1997. Tese (Doutoramento) – Universidade de Lisboa, Lisboa, 1997.

LAMPRECHT, R. R. et al. Aquisição fonológica do Português: perfil de desenvolvimento e subsídios para a terapia. Porto Alegre: Artmed, 2004.

LAZZAROTTO VOLCÃO, C. Modelo padrão de aquisição de contrastes: uma proposta de avaliação e classificação dos desvios fonológicos. 2009. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica de Pelotas, Pelotas, 2009.

LOUSADA, M. Alterações fonológicas em crianças com perturbação de linguagem. Universidade de Aveiro. 2012. Tese (Doutoramento) – Universidade de Aveiro, Aveiro, 2012.

MACWHINNEY, B.; ROSE, Y. The PhonBank initiative. In: DURAND, J.; GUNT, U.; KRISTOFFERSEN, G. (org.). The Oxford handbook of corpus Phonology. Oxford: Oxford University Press, 2014. p. 380-401.

MATEUS, M. H.; ANDRADE, E. The phonology of oortuguese. New York: Oxford University Press, 2000.

MATZENAUER-HERNANDORENA, C. Aquisição da fonologia do português. estabelecimento de padrões com base em traços distintivos. 1990. Tese ( Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1990.

MATZENAUER-HERNANDORENA, C. Distúrbios no desenvolvimento fonológico: a relevância do traço [coronal]. Cadernos de Estudos Linguísticos, Campinas, v. 29, p. 69 75, 1995. Disponível em: https://periodicos.sbu.unicamp.br/ojs/index.php/cel/article/view/8636917. Acesso em: 10 dez. 2016.

MENDES, A. et al. Teste fonético- fonológico da avaliação da linguagem pré-escolar – ALPE. Aveiro: Designeed, Lda, 2009,2013.

MOTA, H. B. Aquisição segmental do português: um modelo implicacional de complexidade de traços. Tese (Doutorado) – Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul, Porto Alegre, 1996.

RAMALHO, A. M. Aquisição fonológica na criança: tradução e adaptação de um instrumento de avaliação interlinguístico para o PE. 2017. Tese (Doutorado) – Universidade de Évora, Évora, 2017.

RAMALHO, A. M.; ALMEIDA, L.; FREITAS, M. J. CLCP-PE (Avaliação Fonológica da Criança: Crosslinguistic Child Phonology Project – Português Europeu). Registo IGAC: 67/2014.

RAMALHO, A. M.; LAZZAROTTO-VOLCÃO, C.; FREITAS, M. J. Contributo para a identificação de marcadores clínicos em contexto de perturbação fonológica: dados do português europeu. Matraga - Estudos Linguísticos e Literários, Rio de Janeiro, v. 24, n. 41, p. 497-523, 2017. Disponível em: https://doi.org/10.12957/matraga.2017.28714. Acesso em: 20 fev. 2018

REIS, T. A Avaliação fonológica na perturbação dos sons da fala – Modelo Padrão de Aquisição de Contrastes. Estudo de Caso. 2019. Dissertação (Mestrado) – Faculdade de Letras, Universidade de Lisboa, 2019

SUA KAY, E.; TAVARES, D. Teste de avaliação da linguagem na criança (TALC). 4. ed. Lisboa: Oficina Didática, 2007.

YAVAS, M. et al. Avaliação fonológica da criança. Porto Alegre: Artes Médicas, 1991.

Downloads

Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Dossiê