As sílabas complexas: fonologia e aquisição da linguagem oral e escrita

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3825

Resumo

Neste artigo são analisados dados de escrita espontânea produzidos por crianças da 1a a 3ª série de uma escola pública e outra particular da cidade de Pelotas, especificamente, grafias de palavras que possuem sílabas complexas, isto é, aquelas que não correspondem à estrutura canônica CV, com foco sobre os erros (orto)gráficos referentes aos onsets complexos e às rimas ramificadas. Os dados são discutidos à luz da fonologia da sílaba e de estudos sobre aquisição da linguagem oral e escrita. Os resultados mostram comportamento semelhante entre as duas escolas, o que reforça a ideia de que o conhecimento linguístico é o principal suporte para as produções escritas iniciais. Do ponto de vista da fonologia, os dados dão indícios de uma percepção particular da criança a respeito das codas da sua língua, o que traz implicações para discussões tanto da aquisição como da fonologia do português.

Biografia do Autor

Ana Ruth Moresco Miranda, Universidade Federal de Pelotas

Possui mestrado e doutorado em Linguística e Letras pela PUC/RS (1996 e 2000) e pós-doutorado em Linguística (Aquisição da Escrita) pela Universidade de Barcelona (2015). É professora associada da UFPel e atua nos Programas de Pós-graduação em Educação e Letras.

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Publicado

2019-08-01

Edição

Seção

Dossiê