O discurso de amor em canções: as formações discursivas da dor e da saudade

Autores

  • Adelino Pereira dos Santos Universidade do Estado da Bahia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020v17n1p4389

Resumo

Neste trabalho, tomamos como pressupostos teóricos a noção-conceito de formação discursiva, conforme proposta por Michel Pêcheux (1997) e com base no artigo Palavra de amor, de Eni Orlandi (1990) para analisarmos, sob o ponto de vista da Análise de Discurso de linha francesa, fragmentos de canções em língua inglesa e em língua portuguesa. A análise das canções nos permitiu perceber as formações discursivas do amor enquanto dor ou sofrimento e do amor enquanto saudade como constitutivas dos textos, reveladas por regularidades enunciativas em funcionamento  através de elementos linguísticos e características dos textos. Na impossibilidade de tratarmos aqui de todos os aspectos investigados sobre o discurso de amor, reiteramos a certeza de que a noção-conceito de formação discursiva, como teorizada por Pêcheux (1997) ainda se faz bastante produtiva. Igualmente, reafirmamos a produtividade do artigo de Orlandi (1990), apesar de seus quase trinta anos de produção de sentidos.

 

Biografia do Autor

Adelino Pereira dos Santos, Universidade do Estado da Bahia

Doutor em Letras. Professor titular da Universidade do Estado da Bahia,  Departamento de Ciências Humanas do Campus V. Professor do Mestrado Profissional em Letras.

Referências

BIBLIA ON-LINE, 2018. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/13 . Acesso em 16 de out. 2018. Acesso em: 16 out. 2018.

ORLANDI, E. P. Palavra de amor. Cad. Est.Ling., Campinas, n.19, p.75-95, jul./dez, 1990.

PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni. P. Orlandi. 3. ed. Campinas. Editora da UNICAMP, 1997.

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Publicado

2020-04-29

Edição

Seção

Artigo