O discurso de amor em canções: as formações discursivas da dor e da saudade
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020v17n1p4389Resumo
Neste trabalho, tomamos como pressupostos teóricos a noção-conceito de formação discursiva, conforme proposta por Michel Pêcheux (1997) e com base no artigo Palavra de amor, de Eni Orlandi (1990) para analisarmos, sob o ponto de vista da Análise de Discurso de linha francesa, fragmentos de canções em língua inglesa e em língua portuguesa. A análise das canções nos permitiu perceber as formações discursivas do amor enquanto dor ou sofrimento e do amor enquanto saudade como constitutivas dos textos, reveladas por regularidades enunciativas em funcionamento através de elementos linguísticos e características dos textos. Na impossibilidade de tratarmos aqui de todos os aspectos investigados sobre o discurso de amor, reiteramos a certeza de que a noção-conceito de formação discursiva, como teorizada por Pêcheux (1997) ainda se faz bastante produtiva. Igualmente, reafirmamos a produtividade do artigo de Orlandi (1990), apesar de seus quase trinta anos de produção de sentidos.
Referências
BIBLIA ON-LINE, 2018. Disponível em: https://www.bibliaonline.com.br/acf/1co/13 . Acesso em 16 de out. 2018. Acesso em: 16 out. 2018.
ORLANDI, E. P. Palavra de amor. Cad. Est.Ling., Campinas, n.19, p.75-95, jul./dez, 1990.
PÊCHEUX, M. Semântica e discurso: uma crítica à afirmação do óbvio. Trad. Eni. P. Orlandi. 3. ed. Campinas. Editora da UNICAMP, 1997.
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