A (re)construção de masculinidades na sessão de grupo socioeducativo

Autores

  • Vanessa Arlésia de Souza Ferretti Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020v17n1p4492

Resumo

O presente artigo discute a relação entre a participação em sessões de grupo socioeducativo (como um gênero discursivo) e a (re)construção de masculinidades de homens autores de violência contra a mulher. Para tanto, agencia o arcabouço teórico da Análise Crítica de Gêneros e analisa 12 sessões do referido grupo, em termos de horizonte temático, estrutura estilístico-composicional e funcionamento. Trata-se de uma pesquisa de cunho etnográfico, desenvolvida ao longo de 12 meses numa cidade da região sul do Brasil. Os resultados apontam para disputas acerca dos significados da violência e a (des)naturalização desta última como aspecto constituinte de masculinidades.

Biografia do Autor

Vanessa Arlésia de Souza Ferretti, Universidade do Estado de Mato Grosso do Sul

Possui Licenciatura em Letras (Português/Literatura), pela Universidade Estadual do Rio de Janeiro (2010); Mestrado (2013) e Doutorado (2018) em Linguística, na área de Linguística Aplicada, pela Universidade Federal de Santa Catarina. Tem experiência na Educação básica, técnica e superior. É professora adjunta - nível IV da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (Unidade Campo Grande), onde ministra disciplinas no curso de Letras (Bacharelado, Inglês e Espanhol). Integra o Núcleo de Estudos Bakhtinianos (NEBA) e o Grupo de pesquisa Educação, Cultura e Diversidade, vinculado à Rede de Pesquisa Internacional para América Latina, Europa e Caribe/Rede ALEC. Edita a Web Revista Linguagem, Educação e Memória. Empreende pesquisa a partir da Análise de Discurso Crítica, da Análise Crítica de Gênero e da Análise Dialógica do Discurso. Interessa-se por temas como: gêneros discursivos, identidades e práticas sociais; masculinidades; políticas de combate à violência contra a mulher; formação de professores; ensino de Língua Portuguesa

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Publicado

2020-04-29

Edição

Seção

Dossiê