A publicidade da Johnnie Walker e a construção de identidades masculinas na modernidade tardia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020v17n1p4519Resumo
Neste trabalho, são analisados seis publieditoriais de uma campanha da empresa de whisky Johnnie Walker, veiculados em revistas da Editora Abril, durante o ano de 2009. O objetivo principal é explicar a relação entre as práticas publicitárias e jornalísticas e a construção de identidades masculinas na modernidade tardia. Utiliza-se o escopo teórico da Análise Crítica de Gênero (ACG) aliado à perspectiva bakhtiniana. A campanha analisada selecionou homens, supostamente bem-sucedidos, para associarem uma imagem considerada positiva à marca, reforçando a representação do consumidor usual da bebida e da classe social a qual ele pertence. A narrativa característica desses textos põe em cena uma representação de sucesso masculino centrado no perfil de herói e em várias características provenientes do discurso neoliberal: o centro no indivíduo e em seu sucesso pessoal, o culto ao mercado empresarial e a valorização das ações empreendedoras.
Referências
ABRAMO, P. Padrões de manipulação na grande imprensa. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003.
BHATIA, V. K. Worlds of written discourse: a genre-based view. London; New York: Continuum, 2004.
BONINI, A. Critical genre analysis and professional practice: the case of public contests to select professors for Brazilian public universities. Linguagem em (dis)curso, Tubarão, v. 10, n. 3, p. 485-510, 2010.
BONINI, A . Mídia, suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Rev. bras. linguist. apl. [online], vol.11, n.3, p. 679-704, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982011000300005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 02 nov. 2012.
BONINI, A. Análise Crítica de Gêneros Jornalísticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 10, 2012, Curitiba. Anais... Pontifícia Universidade Católica do Paraná , 2012.
BRASIL. Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996. Dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas, nos termos do § 4° do art. 220 da Constituição Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9294.htm. Acesso em: 10 mar. 2014.
CARDOSO, J. R. A imagem como recurso persuasivo da propaganda. In: ALMEIDA, D. B. L. de (org.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008. p. 54-70.
CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006. v. 2.
CONNELL, R. Masculinidades. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2003 [1995].
CHEONG, Y. Y. The construal of ideational meaning in print advertisements. In: O’HA LLORAN, K. L. (ed.). Multimodal discourse analysis: systemic functional perspectives. London/New York: Continuum, 2004. p. 164-195.
CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh University Press: 1999.
CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA. Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. (1980). Disponível em: http://www.conar.org.br/codigo/codigo.php. Acesso em: 22 mar. 2014.
FAIRCLOUGH, N. Language and Power. 2. ed. Pearson Education Limited: 1989 [2001].
FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Izabel Magalhães, coordenadora da tradução, revisão técnica e prefácio. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1992 [2001].
FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis: papers in the critical study of language. London: Routlegde, 1995.
FAIRCLOUGH, N. Technologisation of discourse. In: COULTHARD, C.; COULTHARD, M. (ed.). Texts and practices: readings in critical discourse analysis.. London & New York: Routledge, 1996. p. 71-78.
FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: Textual analysis for social research. London: Routlegde, 2003.
GIDDENS, A. As consequências da modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Unesp, 1991.
GOMES, M. C. A. A questão do hibridismo na relação entre gêneros discursivos e mudança social. Revista de Estudos da Linguagem. v. 13, n.1, jan/jun.2005. p.155-170. Disponível em: http://www.relin.letras.ufmg.br/revista/upload/07-Maria-Carmen-Aires.pdf. Acesso em: 11 dez. 2013.
GOMES, M. C. A. Discutindo as identidades sociais no gênero discursivo híbrido reportagem-publicidade. In: EMEDIATO, Wander; MACHADO, Ida; MENEZES, Wiliam. (org.). Análise do discurso: gêneros, comunicação e sociedade. 1.ed. Belo Horizonte: NAD, UFMG, POSLIN, 2006, v. 1, p. 200-213. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/site/E-Livros/An%C3%A1lise%20do%20Discurso%20-%20G%C3%AAneros,%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20e%20Sociedade.pdf
GOMES, M. C. A. Gêneros da Mídia: configurando o gênero reportagem-publicidade. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GÊNEROS TEXTUAIS - SIGET, 4, 2007, Tubarão. Anais... Tubarão: Unisul, 2007. v. 1. p. 1344-1356. Disponível em: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/cd/Port/80.pdf. Acesso em: 02 dez. 2012.
LAGE, N. Teoria e técnica do texto jornalístico. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005.
LIMA, S. C. de. Hipergênero: agrupamento ordenado de gêneros na constituição de um macroenunciado. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Instituto de Letras. Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Universidade de Brasília, Brasília, , 2013.
MARSHALL, L. O jornalismo na era da publicidade. São Paulo: Summus, 2003.
MARTINS FILHO, E. L. Manual de redação e estilo de O Estado de S. Paulo. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 1997.
MEURER, J. L. Gêneros textuais na análise crítica de Fairclough. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTA-ROTH, D. (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 81-106.
MOREIRA JÚNIOR, S. Regulação da publicidade de bebidas alcoólicas. Consultoria Legislativa do Senado Federal. Coordenação de estudos. Textos para discussão. Brasília, 2005. Disponível em: http://www12.senado.gov.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-20-regulacao-da-publicidade-das-bebidas-alcoolicas. Acesso em: 01 abr. 2014.
MOTTA-ROTH, D. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS, 2, , União da Vitória, PR: FAFI. 06 de agosto de 2004.
MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008.
MOTTA-ROTH, D.; MARCUZZO, P. Ciência na mídia: análise crítica de gênero de notícias de popularização científica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA), Belo Horizonte, v. 10, n. 3, p. 511-538, 2010.
OUVERNEY, J. R. A mulher retratada em comerciais de cerveja: venda de mulheres ou de bebidas? In: ALMEIDA, D. B. L. de (org.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008. p. 37-53.
RAMALHO, V. Análise crítica da publicidade: um estudo sobre anúncios de medicamento. Cadernos de linguagem e sociedade, Brasília, v. 10, n. 2, p. 152-182, 2009.
SODRÉ, M.; FERRARI, M. H. Técnicas de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986.
SWALES, J. Genre Analysis: English in academic and research settings. United Kingdom: Cambridge University Press, 1990.
Van DIJK, T. A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2010.
Van LEEUWEN, T. The representation of social actors. In: COULTHARD, C.; COULTHARD, M. (ed.). Texts and practices: readings in critical discourse analysis. London & New York: Routledge, 1996. p. 32-70.
VILAS BOAS, S. Perfis: e como escrevê-los. São Paulo: Summus, 2003.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.