La publicidad de Johnnie Walker y la construcción de identidades masculinas en la modernidad tardía

Autores/as

  • Ana Paula Flores Universidade Federal de Santa Catarina

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020v17n1p4519

Resumen

En este trabajo se analizan seis anuncios de una campaña de la empresa de wiskhy Johnnie Walker, publicada en revistas de la Editorial Abril, durante el año de 2009. El objetivo principal es explicar la relación entre las prácticas publicitarias y periodísticas y la construcción de identidades masculinas en la modernidad tardía. Se utiliza el alcance teórico del Análisis Crítico de Género (ACG) combinado con la perspectiva de Bakhtin. La campaña seleccionó a hombres supuestamente exitosos, para asociar una imagen positiva a la marca, reforzando la representación del consumidor habitual de la bebida y la clase social a la que pertenece. La narrativa característica de estos textos retrata una representación del éxito masculino centrado en el perfil del héroe y en diversas características derivadas del discurso neoliberal: centrado/el centro en el individuo y en su éxito personal, el culto al mercado empresarial y la valorización de las acciones emprendedoras.

Biografía del autor/a

Ana Paula Flores, Universidade Federal de Santa Catarina

Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Linguística da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC). Formada em 2009 no curso de Jornalismo pela mesma instituição.

Citas

ABRAMO, P. Padrões de manipulação na grande imprensa. São Paulo: Editora Fundação Perseu Abramo, 2003.

BHATIA, V. K. Worlds of written discourse: a genre-based view. London; New York: Continuum, 2004.

BONINI, A. Critical genre analysis and professional practice: the case of public contests to select professors for Brazilian public universities. Linguagem em (dis)curso, Tubarão, v. 10, n. 3, p. 485-510, 2010.

BONINI, A . Mídia, suporte e hipergênero: os gêneros textuais e suas relações. Rev. bras. linguist. apl. [online], vol.11, n.3, p. 679-704, 2011. Disponível em: http://www.scielo.br/scielo.php?pid=S1984-63982011000300005&script=sci_abstract&tlng=pt. Acesso em: 02 nov. 2012.

BONINI, A. Análise Crítica de Gêneros Jornalísticos. In: ENCONTRO NACIONAL DE PESQUISADORES EM JORNALISMO, 10, 2012, Curitiba. Anais... Pontifícia Universidade Católica do Paraná , 2012.

BRASIL. Lei nº 9.294, de 15 de julho de 1996. Dispõe sobre as restrições ao uso e à propaganda de produtos fumígeros, bebidas alcoólicas, medicamentos, terapias e defensivos agrícolas, nos termos do § 4° do art. 220 da Constituição Federal. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/leis/l9294.htm. Acesso em: 10 mar. 2014.

CARDOSO, J. R. A imagem como recurso persuasivo da propaganda. In: ALMEIDA, D. B. L. de (org.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008. p. 54-70.

CASTELLS, M. O poder da identidade. São Paulo: Editora Paz e Terra, 2006. v. 2.

CONNELL, R. Masculinidades. México: Universidad Nacional Autónoma de México, 2003 [1995].

CHEONG, Y. Y. The construal of ideational meaning in print advertisements. In: O’HA LLORAN, K. L. (ed.). Multimodal discourse analysis: systemic functional perspectives. London/New York: Continuum, 2004. p. 164-195.

CHOULIARAKI, L.; FAIRCLOUGH, N. Discourse in late modernity: rethinking critical discourse analysis. Edinburgh University Press: 1999.

CONSELHO NACIONAL DE AUTORREGULAMENTAÇÃO PUBLICITÁRIA. Código Brasileiro de Autorregulamentação Publicitária. (1980). Disponível em: http://www.conar.org.br/codigo/codigo.php. Acesso em: 22 mar. 2014.

FAIRCLOUGH, N. Language and Power. 2. ed. Pearson Education Limited: 1989 [2001].

FAIRCLOUGH, N. Discurso e mudança social. Izabel Magalhães, coordenadora da tradução, revisão técnica e prefácio. Brasília: Editora Universidade de Brasília, 1992 [2001].

FAIRCLOUGH, N. Critical discourse analysis: papers in the critical study of language. London: Routlegde, 1995.

FAIRCLOUGH, N. Technologisation of discourse. In: COULTHARD, C.; COULTHARD, M. (ed.). Texts and practices: readings in critical discourse analysis.. London & New York: Routledge, 1996. p. 71-78.

FAIRCLOUGH, N. Analysing discourse: Textual analysis for social research. London: Routlegde, 2003.

GIDDENS, A. As consequências da modernidade. Trad. Raul Fiker. São Paulo: Unesp, 1991.

GOMES, M. C. A. A questão do hibridismo na relação entre gêneros discursivos e mudança social. Revista de Estudos da Linguagem. v. 13, n.1, jan/jun.2005. p.155-170. Disponível em: http://www.relin.letras.ufmg.br/revista/upload/07-Maria-Carmen-Aires.pdf. Acesso em: 11 dez. 2013.

GOMES, M. C. A. Discutindo as identidades sociais no gênero discursivo híbrido reportagem-publicidade. In: EMEDIATO, Wander; MACHADO, Ida; MENEZES, Wiliam. (org.). Análise do discurso: gêneros, comunicação e sociedade. 1.ed. Belo Horizonte: NAD, UFMG, POSLIN, 2006, v. 1, p. 200-213. Disponível em: http://www.letras.ufmg.br/site/E-Livros/An%C3%A1lise%20do%20Discurso%20-%20G%C3%AAneros,%20Comunica%C3%A7%C3%A3o%20e%20Sociedade.pdf

GOMES, M. C. A. Gêneros da Mídia: configurando o gênero reportagem-publicidade. In: SIMPÓSIO INTERNACIONAL DE GÊNEROS TEXTUAIS - SIGET, 4, 2007, Tubarão. Anais... Tubarão: Unisul, 2007. v. 1. p. 1344-1356. Disponível em: http://linguagem.unisul.br/paginas/ensino/pos/linguagem/cd/Port/80.pdf. Acesso em: 02 dez. 2012.

LAGE, N. Teoria e técnica do texto jornalístico. Rio de Janeiro, Elsevier, 2005.

LIMA, S. C. de. Hipergênero: agrupamento ordenado de gêneros na constituição de um macroenunciado. Tese (Doutorado em Linguística) - Programa de Pós-Graduação em Linguística, Instituto de Letras. Departamento de Linguística, Português e Línguas Clássicas, Universidade de Brasília, Brasília, , 2013.

MARSHALL, L. O jornalismo na era da publicidade. São Paulo: Summus, 2003.

MARTINS FILHO, E. L. Manual de redação e estilo de O Estado de S. Paulo. São Paulo: O Estado de S. Paulo, 1997.

MEURER, J. L. Gêneros textuais na análise crítica de Fairclough. In: MEURER, J. L.; BONINI, A.; MOTA-ROTH, D. (org.). Gêneros: teorias, métodos, debates. São Paulo: Parábola Editorial, 2005. p. 81-106.

MOREIRA JÚNIOR, S. Regulação da publicidade de bebidas alcoólicas. Consultoria Legislativa do Senado Federal. Coordenação de estudos. Textos para discussão. Brasília, 2005. Disponível em: http://www12.senado.gov.br/publicacoes/estudos-legislativos/tipos-de-estudos/textos-para-discussao/td-20-regulacao-da-publicidade-das-bebidas-alcoolicas. Acesso em: 01 abr. 2014.

MOTTA-ROTH, D. Questões de metodologia em análise de gêneros. In: SIMPÓSIO NACIONAL DE ESTUDO DOS GÊNEROS TEXTUAIS, 2, , União da Vitória, PR: FAFI. 06 de agosto de 2004.

MOTTA-ROTH, D. Análise crítica de gêneros: contribuições para o ensino e a pesquisa de linguagem. DELTA, v. 24, n. 2, p. 341-383, 2008.

MOTTA-ROTH, D.; MARCUZZO, P. Ciência na mídia: análise crítica de gênero de notícias de popularização científica. Revista Brasileira de Linguística Aplicada (RBLA), Belo Horizonte, v. 10, n. 3, p. 511-538, 2010.

OUVERNEY, J. R. A mulher retratada em comerciais de cerveja: venda de mulheres ou de bebidas? In: ALMEIDA, D. B. L. de (org.). Perspectivas em análise visual: do fotojornalismo ao blog. João Pessoa: Editora da UFPB, 2008. p. 37-53.

RAMALHO, V. Análise crítica da publicidade: um estudo sobre anúncios de medicamento. Cadernos de linguagem e sociedade, Brasília, v. 10, n. 2, p. 152-182, 2009.

SODRÉ, M.; FERRARI, M. H. Técnicas de reportagem: notas sobre a narrativa jornalística. São Paulo: Summus, 1986.

SWALES, J. Genre Analysis: English in academic and research settings. United Kingdom: Cambridge University Press, 1990.

Van DIJK, T. A. Discurso e poder. São Paulo: Contexto, 2010.

Van LEEUWEN, T. The representation of social actors. In: COULTHARD, C.; COULTHARD, M. (ed.). Texts and practices: readings in critical discourse analysis. London & New York: Routledge, 1996. p. 32-70.

VILAS BOAS, S. Perfis: e como escrevê-los. São Paulo: Summus, 2003.

Publicado

2020-04-29

Número

Sección

Dosier