Traços e classes de segmentos na arquitetura da gramática fonológica

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020v17nespp4612

Resumo

Com foco no papel que têm os traços na arquitetura da gramática fonológica, o estudo tem o objetivo de discutir a ação decisiva dessa unidade linguística no padrão organizacional dos segmentos em classes naturais, respondendo pela operação de processos fonológicos no funcionamento dos sistemas vocálicos e consonantais. Dados da aquisição da fonologia, particularmente do sistema consonantal do Português Brasileiro, secundados por fenômenos advindos de empréstimos linguísticos e da mudança do inventário de consonantes do Latim ao Português Contemporâneo ofereceram argumentos para a confirmação da hipótese de que determinados traços se mostram prioritariamente definidores da organização de classes naturais de segmentos na estruturação das gramáticas, seja na aquisição da linguagem pela criança, seja no funcionamento sincrônico ou diacrônico de uma língua. Alguns traços comportam-se como nucleares ou agregativos na ocupação dos espaços fonético-fonológicos, o que levou à proposição de uma Escala de Agregação, responsável pela constituição de classes de segmentos.

 

Biografia do Autor

Carmen Lúcia Barreto Matzenauer, Universidade Federal de Pelotas

É Professora do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Federal de Pelotas. É Professora Titular pela Universidade Católica de Pelotas. Tem experiência na área de Linguística, com ênfase em Fonética e Fonologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Aquisição da Fonologia, Fonologia do Português, Fonologia Clínica e Teoria Fonológica.

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Publicado

2020-06-23