A designação de nome fantasia em língua alemã em Marechal Cândido Rondon, Paraná
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2013v10n2p126Resumo
Este estudo aborda a relação entre língua e cultura, a partir da denominação de nomes fantasias que referenciam empresas comerciais, uma vez que a forma referencial pode resultar do sentido que é dado ao nome, constituído por seu funcionamento linguístico e sociocultural. O objetivo é realizar, dentro do aporte teórico da sociolinguística, uma pesquisa qualitativa e quantitativa em torno das escolhas lexicais (por meio de empréstimos linguísticos/estrangeirismos ou não) feitas pelos empresários ao nomearem seus estabelecimentos. Para tanto, foi realizado o levantamento da origem dos nomes de todas as empresas de Marechal Cândido Rondon, Paraná. Na sequência, a partir do uso de germanismos na escolha do nome comercial, foi realizado um roteiro de entrevista com empresários para identificar a relação entre a escolha lexical e o falante. A partir da investigação verificou-se que, embora o município tenha sido colonizado em sua maioria por descendentes alemães, o uso da língua alemã aparece pouco nas designações comerciais.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.