Os efeitos do bilinguismo e do multilinguismo nas funções executivas

Autores

  • Bernardo Kolling Limberger PUC- RS
  • Augusto Buchweitz PUC - RS

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2014v11n3p261

Resumo

Pesquisas têm constatado que bilíngues e multilíngues têm desempenho superior em comparação com monolíngues em tarefas não linguísticas que envolvem função executiva. Contudo, os estudos sobre vantagem bilíngue ou multilíngue em tarefas linguísticas são mais escassos, e os resultados, menos consensuais. No Brasil, os benefícios das funções executivas no bilinguismo não têm sido consistentemente identificados nas populações bilíngues, sobretudo nos falantes da língua minoritária Hunsrückisch (uma variedade da língua alemã). O objetivo geral deste estudo foi investigar o desempenho de adultos bilíngues e multilíngues, falantes de Hunsrückisch comparados a monolíngues, numa tarefa não linguística, a Attentional Network Task, e numa tarefa linguística, a Tarefa de Compreensão de Frases. Os resultados demonstram que os multilíngues foram mais rápidos do que os monolíngues na tarefa não linguística. Os resultados da tarefa linguística, em parte, mostram que os monolíngues tiveram mais facilidade em inibir a interferência linguística.

Biografia do Autor

Bernardo Kolling Limberger, PUC- RS

Doutorando em Linguística - PUC-RS

Augusto Buchweitz, PUC - RS

Pesquisador e docente da PUC-RS

Publicado

2014-09-20