Aquisição verbal e processamento morfológico: um estudo preliminar
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2014v11n3p293Resumo
Investigamos a aquisição de um novo verbo e o tratamento morfológico de suas variações flexionais por crianças adquirindo o PB. Partimos da hipótese de que pistas distribucionais guiam o processo de reconhecimento de uma nova palavra como verbo. Além disso, a recorrência dos afixos verbais levaria à segmentação interna do verbo em raiz e afixos. Um experimento com a técnica de Fixação Preferencial do Olhar sugere que crianças de aproximadamente dois anos parecem adquirir o conceito de um novo verbo e tratar suas variações flexionais como palavras que compartilham um conceito base. Experimentos semelhantes com a técnica de Seleção de Imagem sugerem que crianças de três anos de idade mapeiam um conceito ao novo verbo, mas se mostram confusas quanto às variações flexionais. Já, aos quatro anos, demonstram adquirir tal conceito após uma curta fase de aprendizagem e tratar variações flexionais desse verbo como tendo o mesmo significado base.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.