Formação de professores de língua inglesa a distância: atividades de reflexão em fóruns de discussão

Autores

  • Fernanda Costa Ribas Ufu - Universidade Federal de Uberlândia

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2016v13n1p1037

Resumo

Neste artigo, problematizo questões relativas à formação de professores de língua inglesa, em meio à emersão de novos letramentos, principalmente mediados por tecnologias digitais, a partir de minha experiência como professora e pesquisadora em Cursos de Licenciatura em Letras, nas modalidades presencial e a distância. Embasando-me em referenciais sobre crenças de professores, prática reflexiva, novos letramentos e formação de professores para o uso de tecnologias, focalizo minha experiência de elaboração de material instrucional para um Curso de Graduação em Letras, na modalidade a distância, descrevendo algumas atividades desenvolvidas sob a forma de fóruns de discussão. Assim, objetivo discutir maneiras de promover a reflexão de futuros professores sobre suas crenças e experiências, e a integração dessas com conceitos e teorias de ensino, permitindo que estabeleçam ligações entre teoria e prática, na prática, ou seja, por meio de sua participação em atividades online de uma disciplina de Estágio Supervisionado em Língua Inglesa.

Biografia do Autor

Fernanda Costa Ribas, Ufu - Universidade Federal de Uberlândia

Docente do Curso de Graduação em Letras e Literaturas de Língua inglesa (presencial e a distância) e do Programa de Pós-Graduação em Estudos Linguísticos do Instituto de Letras e Linguística da Universidade Federal de Uberlândia (ILEEL/UFU). 

Downloads

Publicado

2016-03-29

Edição

Seção

Artigo