O excesso no discurso de ódio dos haters

Autores

  • Rebeca Recuero Rebs Universidade Católica de Pelotas - Programa de Pós-Graduação em Letras

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14nespp2512

Resumo

O artigo tem como objetivo identificar e compreender as marcas do excesso existentes no discurso de ódio dos haters. Utilizando a força de difusão da informação das redes sociais na internet, os haters se apropriam deste espaço para disseminar ideologias ligadas à violência com o intuito de gerar mais ódio. Entre as estratégias utilizadas por este grupo, está o excesso. Entretanto, é necessário entender o contexto histórico e social destes sujeitos e como o seu discurso significa nestes ambientes. Como corpus, parte-se da análise dos ataques à atriz Taís Araújo ocorridos no Facebook. Pelos resultados, percebem-se excessos em demonstrações de autoridade, em repetição de ideais e em palavras pejorativas. Estas marcas parecem intensificar, legitimar e ajudar na recirculação de uma ideologia de ódio que busca valores como a visibilidade, a popularidade (entre integrantes das redes e a mídia), a autoridade e a reputação (dentro do grupo de pertença do hater).

Biografia do Autor

Rebeca Recuero Rebs, Universidade Católica de Pelotas - Programa de Pós-Graduação em Letras

Doutora e Mestre em Ciências da Comunicação pela Universidade do Vale do Rio dos Sinos (UNISINOS), Graduada em Jornalismo pela Universidade Católica de Pelotas (UCPel) e bolsista CAPES PNPD (Programa Nacional de Pós-Doutorado) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da UCPel. E-mail: rebeca.recuero.rebs@gmail.comDoutorado)

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Publicado

2017-11-24