Processos argumentativos em artigo de opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa

Autores

  • Gilton Sampaio de Souza Universidade do Estado do Rio Grande do Norte
  • Francisca Lúcia Barreto de Lima Soares Secretaria de Educação do Estado do Ceará

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2017v14n3p2251

Resumo

O presente estudo tem por objetivo analisar os diferentes tipos de argumentos, considerando-os partes centrais dos processos argumentativos, em artigos de opinião da Olimpíada de Língua Portuguesa (OLP), escritos sobre o tema “O lugar onde vivo”. Para analisar os argumentos nos artigos selecionados, adotamos como base os pressupostos da Nova Retórica (PERELMAN; OLBRECHTS-TYTECA, 2005), associados aos estudos de Bakhtin (2003, 2010) e de Souza (2003, 2008, 2009), dentre outros. Para tanto, selecionamos cinco artigos premiados em diferentes concursos (2008, 2010, 2012), de domínio público, disponíveis no sítio oficial da Olimpíada. A maioria dos artigos estudados tem suas teses constituídas pelos argumentos que fundamentam a estrutura do real, com destaque para as relações de causa/efeito e de fato/consequência. Com base na ligação estabelecida entre os fatos, os oradores/articulistas procuram compreender essas relações e, ao mesmo tempo, explicar e justificar com argumentos as polêmicas que envolvem problemáticas relacionadas à sua vivência em comunidade.

Biografia do Autor

Gilton Sampaio de Souza, Universidade do Estado do Rio Grande do Norte

Doutor em Línguistica e Língua Portuguesa pela Faculdade de Ciências e Letras, Campus de Araraquara, Universidade Estadual Paulista"Júlio Mesquita Filho" (UNESP). Professor Adjunto IV, área de Linguística, da Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN).

Francisca Lúcia Barreto de Lima Soares, Secretaria de Educação do Estado do Ceará

Mestre em Letras pela Unversidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN). Professora de Língua Portuguesa da EEFM Beni Carvalho, em Aracati/CE, vinculada à Secretaria de Educação do Estado do Ceará (SEDUC/CE).

Downloads

Publicado

2017-09-25

Edição

Seção

Artigo