A epistemologia dialógica da análise linguística

Autores

  • Adriana Delmira Mendes Polato UNESPAR/FECILCAM - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão
  • Renilson José Menegassi Universidade Estadual de Maringá - UEM

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2019v16n2p3742

Resumo

O artigo discute a epistemologia teórica da prática pedagógica de Análise Linguística (AL) na Linguística Aplicada do Brasil. Trata-se de abordagem documental e dialógica à compreensão da arquitetônica individual e conjunta de três textos fundantes dos pressupostos norteadores da proposição, refratada e refletida em conceitos que compõem a AL, dispostos em: O texto na sala de aula (GERALDI, 2006 [1984]), Criatividade e gramática (FRANCHI, 1987) e Portos de passagem (GERALDI, 2013 [1991]). Os resultados demonstram que a AL nasce oscilando entre as perspectivas cognitivista e dialógica (GERALDI, 2006 [1984]) e pende a uma perspectiva mais dialógica (GERALDI, 2013 [1991]), por meio da reenunciação pictórica de vozes teóricas consoantes (FRANCHI,1987) e de vozes dos teóricos do Círculo de Bakhtin. Decorre uma configuração teórica epistemológica dialógica, assentada em um tripé sobreposto de apreensões de ordem cognitiva, ética e estética, cujos fundamentos pragmático-pedagógicos e sociais direcionam-se à compreensão/produção valorada do discurso e à transformação de relações sociais.

Biografia do Autor

Adriana Delmira Mendes Polato, UNESPAR/FECILCAM - Universidade Estadual do Paraná - Campus de Campo Mourão

Professora de Língua Portuguesa e Prática de Ensino de Português do Departamento de Letras da UNESPAR - Câmpus de Campo Mourão

Renilson José Menegassi, Universidade Estadual de Maringá - UEM

Professor do Programa de Pós-Graduação em Letras da Universidade Estadual de Maringá - PLE/UEM.

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Publicado

2019-08-01

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Artigo