Percepções de estudantes sobre a internacionalização universitária no Brasil – pontos de vista locais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e70371

Palavras-chave:

Internacionalização, Línguas estrangeiras, Políticas linguísticas, Percepção dos estudantes

Resumo

O objetivo deste estudo é refletir sobre a relação entre internacionalização e línguas estrangeiras (L2), de acordo com as percepções de estudantes de um programa de idiomas e internacionalização, financiado pelo governo brasileiro em uma universidade federal. A discussão aborda o papel das políticas linguísticas nacionais e locais, relacionando-as com a internacionalização no Brasil. As respostas ao questionário online utilizado aqui sugerem que a ideia de internacionalização está vinculada principalmente à mobilidade acadêmica. A importância de aprender L2 para a internacionalização também foi destacada nas percepções. Alguns problemas mencionados foram o número reduzido de aulas de idiomas oferecidas fora do campus principal da universidade e a baixa proficiência em idiomas dos professores da universidade. A discussão termina com algumas sugestões, incluindo estratégias de Internacionalização em Casa (IeC) e realocação de recursos para oferta de L2, para lidar com conceitos equivocados associados à internacionalização.

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Publicado

2021-04-06