Texto e imagem: a complementaridade intersemiótica em dicionários escolares Tipo 2

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2020.70887

Palavras-chave:

Dicionário Escolar, Relações texto-imagem, Relações intersemióticas, Sinonímia, Ilustração

Resumo

O texto dos dicionários escolares se utiliza de ilustrações para complementar as definições. Nosso objetivo com este artigo é investigar e descrever os tipos de relações semânticas intersemióticas existentes entre texto e imagem nos verbetes ilustrados dos dicionários escolares tipo 2. Adotamos o modelo proposto por Royce (1998) para o estudo das relações intersemióticas entre texto e imagem. Desenhamos uma pesquisa quati-qualitativa em que verificamos a ocorrência ou não da complementaridade intersemiótica entre o texto do verbete e a ilustração por meio das seguintes relações semânticas: repetição, sinonímia, meronímia, hiponímia, antonímia e colocação. Os resultados deste estudo demostram que a complementaridade intersemiótica ocorre em quase 90% dos verbetes ilustrados, destacando-se a relação semântica de sinonímia.

Biografia do Autor

Francisco Iaci do Nascimento, Secretaria de Educação do Ceará

Professor da EEM José Francisco de Moura, pertencente à rede da Scretaria de Educação do Ceará. Doutor em Línguística Aplicada pela Universidade Estadual do Ceará.

Antônio Luciano Pontes, Universidade Estadual do Ceará

Professor do Curso de Letras e do Programa de Pós-Graduação em Linguistica Aplicada da Universidade Estadual do Ceará. Doutor em Linguistica pela Universida Estadual Paulista

Referências

AULETE. Dicionário escolar de língua portuguesa ilustrado com a turma do sitio do pica-pau amarelo. 2.ed. São Paulo: Globo, 2009.

BARTHES, R. Elements of semiology. New York, NY: Hill and Wang, 1968.

BIDERMAN, M. T. C. Dicionário ilustrado de português. 2. ed. São Paulo: Ática, 2009.

BRAGA, R. de C. E.; MAGALHÃES, M. A. F. Fala Brasil! Dicionário ilustrado de língua portuguesa. Belo Horizonte, Dimensão, 2011.

BRASIL. Edital do Programa nacional do livro didático – PNLD – Dicionários 2012. SED/MEC. Brasilia, 2011.

KLOSA, A. Illustrations in dictionaries; encyclopaedic and cultural information in dictionaries. In: DURKIN, P. The Oxford Handbook of Lexicography. New York: Orxfor University Press, 2016. p. 590-604.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading images: the grammar of visual design. London, New York: Routledge, 1996.

KRESS, G.; VAN LEEUWEN, T. Reading imagens: the grammar of visual design. 2. ed. London and New York: Routledge, 2006.

MARTINEC, R.; SALWAY, A. A system for image-text relations in new (and old) media. SAGE Publications, London, v.4, n.3, p.337-371, 2005.

ROYCE, T. D. Synergy on the page: exploring intersemiotic complementarity in page based multimodal text. JASFAL - Occasional Papers, v. 1, n. 1, p. 25-49, 1998.

SARAIVA JÚNIOR. Dicionário de língua portuguesa ilustrado. 3.ed. São Paulo: Saraiva, 2009.

SVENSÉN, B. A Handbook of Lexicography: the theory and practice of dictionary-making. Cambridge: Cambridge University Press, 2009.

Downloads

Publicado

2020-11-20