Gamificação em aulas de língua inglesa: um estudo comparativo no contexto do ISF-UFS

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e71069

Resumo

Considerando a necessidade de engajar e motivar os alunos de língua inglesa no contexto do Idiomas sem Fronteiras (IsF) na Universidade Federal de Sergipe (UFS), a gamificação, ou uso de mecânicas e pensamento orientado a jogo (game thinking), foi aplicada em uma aula de um curso de 48 horas. Neste artigo, essa aula gamificada é analisada e comparada a uma aula não gamificada. Também investigamos como alunos percebem a experiência em comparação a aulas regulares do programa. A metodologia empregada é qualitativa, caracterizada como pesquisa docente, baseada na pesquisa-ação. Por fim, concluímos que, mesmo com 100% dos alunos classificando a aula gamificada como melhor, eles se sentem tão motivados nela quanto em aulas não gamificadas.

Biografia do Autor

Nayara Stefanie Mandarino Silva, Federal University of Sergipe (UFS)

Undergraduate student of Letras in the Federal University of Sergipe (UFS). She is also an English teacher of the Language without Borders program at the same university, as well as a researcher, since 2018. In addition, she is part of the research group "Núcleo de Estudos de Cultura da UFS - Pólo autónomo internacional do CLEPUL: HISTÓRIA, CULTURA E EDUCAÇÃO".

Elaine Maria Santos, Federal University of Sergipe (UFS)

English professor at the Federal University of Sergipe, in Brazil. She completed her undergraduate degree in Portuguese-English and holds a Masters in Languages and a PhD in Education. She was a Fulbright Visiting Scholar in 2018 at New York University. She is the coordinator of the English without Borders Program at UFS. Her research interests are in applied linguistics, teacher education and history of education, focusing on Languages without Borders, English teaching, culture and identity.

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Publicado

2021-04-06