“Checar fatos e desmentir boatos”: fake news e discurso jornalístico no Brasil

Autores

  • Silmara Dela Silva Universidade Federal Fluminense

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e72801

Resumo

Neste trabalho, voltamo-nos ao funcionamento do discurso sobre o jornalismo e a sua prática no Brasil, dirigindo nossa atenção aos serviços de checagem de fatos (fact checking), que passaram a ganhar espaço e circular mais intensamente na grande mídia no ano de 2018. Da perspectiva teórico-metodológica da análise de discurso, que toma como objeto o discurso enquanto efeito de sentidos que decorrem da inscrição da língua na história, constituímos nosso corpus de análise tomando como foco os blogs: Estadão Verifica, lançado em junho de 2018, pelo jornal O Estado de S. Paulo; e É isso mesmo?, posto em funcionamento em março de 2017, pelo grupo O Globo. Diante de dizeres sobre esses serviços de checagem, bem como dos discursos em circulação em suas páginas digitais, propomos uma reflexão teórico-analítica acerca do fazer jornalístico e a construção de acontecimentos no atual contexto sócio-histórico brasileiro.

Biografia do Autor

Silmara Dela Silva, Universidade Federal Fluminense

Possui graduação em Comunicação Social - Jornalismo, pela UNESP-Bauru (1998), mestrado em Estudos Linguísticos pela UNESP-São José do Rio Preto (2004) e doutorado em Linguística pela UNICAMP (2008). Fez estágio de pós-doutorado no Departamento de Ciências da Linguagem, na UFF, com bolsa FAPERJ [Programa de Apoio ao Pós-Doutorado no Estado do Rio CAPES/FAPERJ] (2009-2010). Atualmente é Professora Adjunta da UFF, no Departamento de Ciências da Linguagem, Setor Linguística, e pesquisadora do Laboratório Arquivos do Sujeito (LAS), o qual coordena em conjunto com as professoras Bethania Mariani e Vanise Medeiros. É coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Estudos de Linguagem, do Instituto de Letras da UFF e Jovem Cientista FAPERJ (2015/2017 e 2018/2021). Tem experiência como docente nas áreas de Linguística e Comunicação Social, e os seus estudos têm como foco a análise dos discursos da/sobre a mídia.

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2021-09-10

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Artigo