A construção narrativa de emoções no ensino-aprendizagem em tempos de pandemia
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e76331Resumo
Neste artigo, refletimos sobre as nossas emoções, relacionadas ao ensino-aprendizagem no cenário da pandemia do COVID-19, a partir da análise das avaliações emergentes em histórias por nós relatadas. As narrativas orais foram produzidas durante uma dinâmica reflexiva, realizada com nosso grupo de pesquisa e reportam situações que afetaram nossas práticas educacionais no início da pandemia. Para analisar as contribuições do discurso avaliativo na construção das nossas emoções, propomos uma arquitetura teórica alinhada à Linguística Aplicada Contemporânea, em diálogo com as abordagens interacionais de narrativa, de avaliação e de emoções. Investigamos os três relatos inspiradas por um olhar autoetnográfico, que possibilita entendermos o mundo a partir das nossas próprias vivências. As análises dos dados sugerem que nossas emoções foram reelaboradas de formas diversas: em “ondas” emocionais; a partir de crenças e valores sobre o fazer pedagógico; e em trajetórias de sofrimento, enfatizando o caráter transitório, fluido e dinâmico das emoções.
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