A construção narrativa de emoções no ensino-aprendizagem em tempos de pandemia

Autores

  • Adriana Nogueira Accioly Nóbrega Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro https://orcid.org/0000-0002-0194-0120
  • Mara Regina de Almeida Griffo Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro
  • Lorena Araujo Alves Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e76331

Resumo

Neste artigo, refletimos sobre as nossas emoções, relacionadas ao ensino-aprendizagem no cenário da pandemia do COVID-19, a partir da análise das avaliações emergentes em histórias por nós relatadas. As narrativas orais foram produzidas durante uma dinâmica reflexiva, realizada com nosso grupo de pesquisa e reportam situações que afetaram nossas práticas educacionais no início da pandemia. Para analisar as contribuições do discurso avaliativo na construção das nossas emoções, propomos uma arquitetura teórica alinhada à Linguística Aplicada Contemporânea, em diálogo com as abordagens interacionais de narrativa, de avaliação e de emoções. Investigamos os três relatos inspiradas por um olhar autoetnográfico, que possibilita entendermos o mundo a partir das nossas próprias vivências. As análises dos dados sugerem que nossas emoções foram reelaboradas de formas diversas:  em “ondas” emocionais; a partir de crenças e valores sobre o fazer pedagógico; e em trajetórias de sofrimento, enfatizando o caráter transitório, fluido e dinâmico das emoções.

Biografia do Autor

Adriana Nogueira Accioly Nóbrega, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Professora Adjunta da Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio), atua no Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL) e nos cursos de licenciatura em Letras - Português/Inglês. É mestre e doutora em Letras pela PUC-Rio. Dedica-se a pesquisas interdisciplinares na área da Linguística Aplicada Contemporânea, com especial interesse pela formação docente, alinhando-se ao paradigma crítico-reflexivo proposto pela Prática Exploratória. Seus principais interesses de pesquisa voltam-se à análise de discurso de base sistêmico-funcional, com foco na prática discursiva avaliativa e suas contribuições para a investigação dos seguintes temas: emoções no ensino-aprendizagem de línguas, estudos da narrativa, estudos de identidades, estudos de crenças e multiletramentos.

Mara Regina de Almeida Griffo, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Doutoranda do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL/PUC-Rio). Professora de língua inglesa da rede privada de ensino. Possui especial interesse pelo estudo das emoções no ensino de línguas na perspectiva da Prática Exploratória

Lorena Araujo Alves, Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro

Mestre do Programa de Pós-Graduação Estudos da Linguagem (PPGEL/PUC-Rio). Interessa-se, principalmente, pelas áreas da Linguística Aplicada Contemporânea, Linguística Sistêmico-Funcional, Análise de Narrativa e Prática Exploratória

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Publicado

2022-05-19

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Seção

Artigo