(Re)construções identitárias no contexto migratório: crenças, agência e autonomia sociocultural nas narrativas de uma imigrante brasileira nos Estados Unidos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e76420

Resumo

Este artigo investiga o desenvolvimento da autonomia sociocultural (OXFORD, 2003, 2017) por meio de narrativas com enfoque nas crenças e no desenvolvimento da agência de uma imigrante-aprendiz como ferramentas de autonomia e empoderamento (BERTH, 2019), junto à nova comunidade de prática. Os dados foram gerados com base em narrativas escritas (e-mail) e orais (WhatsApp) de uma aprendiz de inglês como língua adicional (LAd). Analisou-se como as (re)construções identitárias ocorreram na medida em que a incorporação da aprendiz na comunidade de prática pretendida se ampliava gradativamente (WENGER, 2008). Ademais, este estudo propõe uma reflexão sobre a noção de identidade (HALL, 2006), levanta questões sobre imigração, mobilidade social e multiculturalismo (RYMES, 2010; CANDAU, 2016), e sobre criação de ZPD como “um espaço de vida” (NEWMAN; HOLZMAN, 2002 [1993]). A análise dos dados mostrou que as (re)construções identitárias são possíveis em um continuum enquanto se envolve e se questiona sócio-histórico-culturalmente o idioma que se estuda.

Biografia do Autor

Evelyn Natasha Silva do Nascimento, UFRJ

Professora de Língua Inglesa e Mestre pelo Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ

Christine Siqueira Nicolaides, Universidade do Vale do Rio dos Sinos e Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professora Pesquisadora do Programa em Linguística Aplicada da UNISINOS e do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ.

Adolfo Tanzi Neto, Universidade Federal do Rio de Janeiro

Professor Pesquisador do Programa Interdisciplinar de Pós-Graduação em Linguística Aplicada da UFRJ.

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Publicado

2022-11-23

Edição

Seção

Artigo