O livro didático de português no Discurso e na História: as fichas de edição de O nosso idioma (1936-1950)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2023.e77205

Palavras-chave:

Livro didático, Acontecimento discursivo, Séries

Resumo

Partindo das fichas de edição de O nosso idioma: curso elementar, que registram, longitudinalmente, os dados editoriais deste livro, tenho por objetivo investigar possibilidades de, teórica e metodologicamente, determinar relações entre livros didáticos e suas condições sócio-históricas de emergência e permanência nos seus espaços sociais de circulação. Para tanto, assumo uma abordagem aplicada de base discursiva, que, por meio da noção de acontecimento discursivo, aproxima-se de procedimentos da História, especialmente, do método serial. Proponho que as relações entre as instâncias de produção, circulação e recepção de livros didáticos sejam concebidas como acontecimentos discursivos, e os dados em série das fichas como enunciados informados pelas condições sócio-históricas de existência dessas instâncias. Os resultados mostram que, ao abordar, nesses termos, um produto editorial como o livro didático, pode-se abrir caminho para capturar suas relações contraditórias com fatos sociopolíticos, como reformas educacionais, afastando, assim, leituras mecanicistas sobre sua emergência e permanência.

Biografia do Autor

Cristian Henrique Imbruniz, Universidade de São Paulo

Doutorando no Programa de Pós-Graduação em Filologia e Língua Portuguesa, da USP.

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Publicado

2023-10-20

Edição

Seção

Artigo