Tipos de atividades de oralidade: um estudo sobre o Livro Didático Português

Autores

  • Ewerton Ávila dos Anjos Luna Universidade Federal Rural de Pernambuco
  • Siane Gois Cavalcanti Rodrigues Universidade Federal de Pernambuco
  • Hérica Karina Cavalcanti de Lima Universidade Federal Rural de Pernambuco

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e77223

Resumo

Após desenvolver pesquisa sobre oralidade no livro didático de Português adotado em escolas brasileiras (SILVA; LUNA, 2014) e almejando investigar outro contexto, este estudo objetivou analisar atividades de oralidade em manual adotado em Portugal. Para isso, realizou-se pesquisa qualitativa, cujo corpus é formado por um manual didático do 3º ciclo do Ensino Básico (correspondente ao 9º ano do Ensino Fundamental brasileiro). As análises foram fundamentadas nos pressupostos teóricos presentes em trabalhos como os de Marcuschi (2007) e de Dolz, Schneuwly e Haller (2004). Os resultados apontam que o domínio da oralidade é bastante presente no manual e dialoga parcialmente com o documento oficial em vigência, o Programa e as Metas de Português do Ensino Básico (BUESCU et al., 2015). Em relação aos tipos de propostas, identificamos atividades que possibilitam, relativamente, aos alunos evoluírem em suas práticas de usos linguísticos, pois elas pouco contribuem para formação do usuário competente da língua materna.

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Publicado

2022-11-23

Edição

Seção

Artigo