A democracia na era digital: questões em torno de autômatos desobedientes
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79060Resumo
No presente ensaio, apresentamos questões nodais sobre a democracia e os sujeitos em uma época digital. Objetivando mais alimentar as questões com provocações do que respondê-las imediatamente, deteremo-nos sobre elas a partir de quatro movimentos: inicialmente, esboçamos algumas características centrais da épistémé da atualidade; em seguida, concentramo-nos sobre o problema do viver juntos em tempos de tecnologias, sucedendo a essa reflexão uma análise acerca dos riscos democráticos desse contexto. Por fim, após delimitarmos o lugar do exercício filosófico em um espaço aparentemente inóspito para ele, desvelamos algumas considerações sobre os desafios do pensar desobediente nas democracias contemporâneas. Do início ao fim, as reflexões são atravessadas por imagens do videodança Autômata (2020), a partir das quais a argumentação é alimentada.
Referências
AUTÔMATA. Direção de Pedro Fiuza. Natal: Casa da Praia Filmes, 2020 (6 min). Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=STdpZ31cRHI . Acesso em: 18 ago. 2021.
BERNAYS, E. Propaganda. Paris, 2007.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. L’Anti-Œdipe. Paris: Minuit, 1969.
DELEUZE, G.; GUATTARI, F. Mille plateaux. Paris: Minuit,1972.
FOUCAULT, M. Qu’est-ce que la critique ? suivi de La critique de soi. Paris: Vrin, 2015.
FOUCAULT, M. Les aveux de la chair. Paris: Gallimard, 2018.
GLEYSE, J. Instrumentalização do corpo: uma arqueologia da racionalização instrumental do corpo, da Idade Clássica à Época Hipermoderna. Trad. de Avelino Aldo de Lima Neto, Cláudia Emília Aguiar Moraes e Fábio Luís Santos Teixeira. São Paulo: LiberArs, 2018.
GROS, Frédéric. Desobedecer. Trad. de Célia Euvaldo. São Paulo: Ubu Editora, 2018.
HADOT, Pierre. La philosophie comme éducation des adultes. Paris: Vrin, 2019.
HARAWAY, D. Antropologia do ciborgue: as vertigens do pós-humano. Trad. de Tomaz Tadeu da Silva. Belo Horizonte: Autêntica Editora, 2009.
KANT, I. Resposta à pergunta: que é “Esclarecimento” (Aufklärung)? In: KANT, I. Textos seletos. Trad. de Floriano de Souza Fernandes. Petrópolis: Vozes, 2011.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.