A música na sua dimensão texto-visual: análise de clipes musicais digitais
Análise de clipes de música digital
DOI:
https://doi.org/10.5007/1984-8412.2021.e79655Resumo
Este artigo centra-se na dimensão visual da canção comercial, ou seja, o vídeo musical, considerado como o conjunto sintético de performances visuais, textuais e sociais (interaccionais). As abordagens teóricas são a análise interativa, a análise do discurso e os estudos musicais populares. O problema da investigação consiste em identificar o papel dos video clipes na iconização do discurso musical e se estes podem ser considerados como imagens em movimento digitais. A fim de abordar esta questão, pretendo mostrar como formas semi-híbridas de expressão iconizam o discurso musical e como a percepção audiovisual da música é formada. Proponho, portanto, analisar os video clipes das canções selecionadas e distinguir os meios utilizados para interagir com o público: a corporeidade dos artistas e os seus gestos, cores e símbolos. O corpus consiste nas canções oficialmente certificadas para as suas importantes vendas e listadas pelo site do SNEP (Syndicat National de l'Edition ?honographique).
Referências
Bibliographie
BONNEt, G. La Chanson populittéraire. Texte, musique et performance, Paris, Kimé. p. 175-176, 2013.
Revue française de linguistique appliquée 2006/2 (Vol. XI), p. 138–144, 2006.
DEVELOTTE, C., PAVEAU, M.-A. « Pratiques discursives et interactionnelles en contexte numérique. Questionnements linguistiques », Langage et société, N° 160-161, p. 199-215 (206), 2017. URL : https://www.cairn.info/revue-langage-et-societe-2017-2-page-199.htm
GAUDIN, A. « Le clip comme forme d’expression musico-visuelle : pour une esthétique de la relation musique-images », Volume !, 2018. URL : http://journals.openedition.org/volume/5556
GONCALVES, J. « Chained to the Rhythm » : Katy Perry délire et s'engage dans un clip politique, 2017. URL : http://www.chartsinfrance.net/Katy-Perry/news-103728.html#aqcU6ZSRmYyAq5d7.99
HAEGEL, M. Avec This is America, Childish Gambino remporte 3 prix aux Grammy Awards 2019, URL: http://www.madmoizelle.com/this-is-america-childish-gambino-917561
KERBRAT-ORECCHIONI, C. Le discours en interaction, Paris, Armand Colin, p. 368, 2005.
MICHEL, J.-C. Clip Vidéo Musique Définition, du site officiel, 2019. URL : http://www.jean-christian-michel.com/clip-video.html
MONDADA, L. Chercheurs en interaction. Comment émergent les savoirs. Lausanne : Presses Polytechniques et Universitaires Romandes, p. 144, 2005.
PÉQUIGNOT J. « Clip et discours : pragmatique de l’énonciation », Volume ! URL : http://journals.openedition.org/volume/5572, 2018.
SEXTON J. Digital music: production, distribution and consumption, in G. Creeber and R. Martin (eds.), Digital cultures: understanding new media, Maidenhead: Open University Press, p. 92-106, 2010.
STRAW, W. « Le clip vidéo et ses contextes : 30 ans plus tard », Volume ! [En ligne], 14 : 2 | 2018, consulté le 27/10/2020 http://journals.openedition.org/volume/558
VUILLE M., MALBOIS F., ROUX P., MESSANT F. ET PANNATIER G. « Comprendre le genre pour mieux le défaire », Nouvelles questions féministes 28, 3, p. 4-14, 2009.
Outils de travail
Site des certifications musicales – SNEP (Syndicat National de l’Edition Phonographique) http://www.snepmusique.com/les-disques-diamant
YouTube https://www.youtube.com/watch
Paroles2chansons https://paroles2chansons.lemonde.fr/
Genius https://genius.com/
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.
Os trabalhos publicados passam a ser de direito da Revista Fórum Linguístico, ficando sua reimpressão, total ou parcial, sujeita à autorização expressa da Comissão Editorial da revista. Deve ser consignada a fonte de publicação original.
Esta publicação está regida por uma licença Creative Commons Attribution-NonCommercial-NoDerivatives 4.0 International License.