Letramento crítico e teoria socio-histórico e cultural: aproximações e reflexões sobre desenvolvimento e constituição do sujeito

Autores

DOI:

https://doi.org/10.5007/1984-8412.2022.e80564

Resumo

Este artigo pretende buscar aproximações entre a Teoria Socio-Histórico e Cultural (VYGOTSKY, 2007 [1934]; LURIA, 1988, 2012; MOLON, 2011) e a Teoria dos Letramentos (KLEIMAN, 1995, 2006; ROJO, 2009; SOARES, 2003; STREET, 2003, 2014; GEE, 1991, 2000), com ênfase no Letramento Crítico (CASSANY; CASTELLÀ, 2010; CARBONIERI, 2016; MENEZES DE SOUZA, 2011; JANKS, 2016; JORDÃO, 2016). Por meio dessas aproximações, refletimos sobre conceitos vygotiskianos como aprendizagem, desenvolvimento e constituição do sujeito, percebendo possíveis pontos de conexão entre as teorias e, a partir dos pontos de interseção encontrados e embasados nos princípios do Letramento Crítico, apontamos mais um caminho para o ensino de línguas: a promoção do entendimento crítico e consciente da nossa constituição plural e sócio-histórica, no intuito de evitar a propagação e perpetuação de discursos hegemônicos, estruturalistas e coloniais, diminuindo, assim, preconceitos e violência em nossa sociedade.

Biografia do Autor

André Effgen de Aguiar, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Doutorando em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem na PUC-SP;

Mestre em Estudos Linguísticos pela UFES;

Professor do Instituto Federal do Espírito Santo.

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Publicado

2022-11-23

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Artigo